A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou esta manhã requerimento do senador Ricardo Ferraço para debater com a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, o financiamento pelo banco estatal de obras no exterior.
Ricardo Ferraço lembrou que auditoria do TCU apurou que R$ 50,5 bilhões do BNDES foram destinados ao custeio de 140 empreendimentos na África e na América Latina, entre 2006 e 2014, sobretudo para rodovias, portos e aeroportos. “A maioria dessas obras contavam com contratos de empréstimos firmados com o banco em caráter sigiloso”, sublinhou.
No último dia 11 de outubro, o BNDES anunciou que revisará todos os financiamentos de empresas de engenharia e construção no exterior. A decisão atinge 47 projetos em andamento, dos quais 25 já contratados. Alguns deles, ressaltou o senador, envolvem empresas investigadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e cujos desembolsos foram suspensos desde maio.
O BNDES informou que adotará novas regras para negócios desse tipo. Neste sentido, a audiência pública com a executiva visa detalhar esse processo e “esclarecer se, de fato, a transparência e o interesse público estarão presentes”.
*Assessoria do Senador Ricardo Ferraço