PSDB – ES

Rita Camata apoia mudanças para as eleições dos diretórios municipais e estaduais tucanos

rita-camata-george-gianni-0409A ex-deputada federal Rita Camata participou nesta quarta-feira (8) da reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília, que discutiu mudanças nas regras do processo eleitoral interno para as eleições dos diretórios municipais e estaduais do PSDB. Em decisão unânime, o partido estabeleceu que cerca de 30% dos diretórios e comissões provisórias não realizarão eleições marcadas para maio. A medida tem como objetivo estimular a participação das bases partidárias com as lideranças do partido para o debate de novas propostas.

“É uma decisão positiva e que vem para somar na reorganização institucional do partido. O sentimento de mudança que está presente em todo o país também vem refletindo no partido”, afirmou a tucana. “Ter uma comissão constituída nesses municípios e na hora da eleição essa presença não se traduzir em votos significa que algo precisa ser repensado”, completou Rita Camata.

A reunião foi conduzida pelo presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, que também defendeu a decisão aprovada. “Todos os diretórios ou comissões provisórias, que nas últimas eleições parlamentares não obtiveram, ou para deputado federal ou para deputado estadual, a marca de 6% dos votos, que é metade da média do desempenho do partido em todo o Brasil, não estarão autorizados a fazer as convenções municipais. E os estados em que não se alcançou o número mínimo de municípios com diretórios que, estatutariamente, definem aqueles que estarão aptos a fazer essas convenções, também não farão as convenções estaduais”, anunciou.

Segundo Aécio, a decisão irá permitir um processo de maior debate e colaboração com novas propostas e que o partido entende necessário nesse momento. “O que nós percebemos é que em determinados diretórios não houve qualquer empenho ou vínculo maior com as candidaturas do partido. Não fiz esse casamento com as eleições majoritárias, porque elas têm uma dinâmica própria, mas é fundamental que os diretórios municipais do partido, se queremos ser um partido cada vez mais nacional e fortalecido, é preciso que haja um compromisso das bases do partido, das nossas lideranças municipais, com as candidaturas do partido”, completou.

Ver mais