Vivendo uma curva ascendente de crescimento, consolidada pela posição do senador Aécio Neves nas últimas eleições presidenciais, o PSDB planeja dobrar, em 2016, o número de prefeituras espalhadas pelo Brasil. Hoje, elas somam 702.
O estado do Espírito Santo é considerado peça chave desta estratégia. E, na noite desta segunda-feira, dia 23 de novembro, o Secretário-geral nacional do PSDB, o deputado federal Silvio Torres (SP), esteve em Vila Velha para participar da reunião com o deputado federal Max Filho, 18 dirigentes de diretórios municipais, e com os deputados estaduais Sergio Majeski e Marcos Mansur. Na ocasião, o presidente do PSDB ES, Jarbas Ribeiro de Assis Junior, apresentou relatório que mostra os esforços que vêm sendo realizados pelo desenvolvimento da sigla no estado: de janeiro deste ano até o mês de outubro, a executiva estadual estruturou os 78 diretórios tucanos, e em 40 municípios serão lançadas candidaturas próprias no pleito de 2016.
“O PSDB é o partido que possui os melhores quadros no Espírito Santo. Desde janeiro, conversamos com cada município capixaba e estamos vivendo uma renovação no Espírito Santo, temos lideranças jovens mesclando com os mais experientes. Existe uma motivação em cada município, fortalecemos os segmentos e teremos em torno de 40 a 50 candidatos. Nossa meta é chegarmos ao dobro de prefeitos e vereadores que temos hoje. Somos uma equipe, o partido não tem dono e vamos disputar eleições do ano que vem para ganhar.” afirmou Jarbas.
Segundo Jarbas, o objetivo principal do PSDB é lançar candidaturas próprias, principalmente nos municípios acima de 100 mil habitantes, em consonância com a orientação do PSDB Nacional.
“Em nosso relatório, nove municípios capixabas se enquadram nesse perfil: Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Cachoeiro e Colatina. Nossa única dificuldade é com Cariacica, mas em todos os outros teremos candidaturas próprias. Estamos fortalecendo as bases para que em 2018 possamos ter candidatos competitivos para a disputa e elegermos deputados estaduais e federais.”
O deputado Silvio Torres foi designado para acompanhar e apoiar o andamento destes esforços nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ele concorda que é amplo o campo que se abre para o PSDB no Brasil inteiro, corrobora o quanto 2016 é o caminho para 2018 – quando o partido terá chance de ampliar o número de deputados estaduais e federais e chegar à presidência da república, e chama especial atenção para estratégias de estruturação partidária, rumo a bases municipais mais sólidas. “Estamos em vias de consolidar o PSDB como o partido favorito da população, com o recente crescimento qualitativo de 30% a 40%. Na última eleição, conseguimos capitalizar boa parte da insatisfação das pessoas com o Governo e com o PT. Mas precisamos cuidar das fragilidades como, por exemplo, tornar o PSDB mais estruturado em todo o país. Temos ótimos quadros. Mas precisamos fortalecer diretórios, executivas e fazer crescer as bases. Candidatos a prefeito e a vereador são nossa prioridade, pois esses serão nossos candidatos a deputados federais. Para fazer bancadas em 2018, precisamos das bases municipais em 2016. E o trabalho tem que ser precoce, anterior, ou seja, agora!”, enfatizou.
Sobre o trabalho desenvolvido pelo diretório estadual, Torres se mostrou otimista com os rumos do PSDB capixaba.
“Eu fiquei muito entusiasmado com o trabalho realizado pelo PSDB Espírito Santo, superou minhas expectativas. Hoje a sociedade brasileira não aceita nada mais que seja impositivo, as pessoas acompanham a política, e precisam ser ouvidas para que possamos elaborar políticas públicas voltadas para os anseios da população. Todos aqui presentes, e cada um de vocês que irão disputar as eleições, tem muita importância naquilo que podem fazer para mudar a realidade do Espírito Santo e do Brasil. Eu tive acesso aos números das eleições presidenciais aqui, um estado que tem uma enorme simpatia pelo PSDB, que elege o PSDB, o José Serra ganhou da Dilma, Aécio Neves ganhou da Dilma nos maiores municípios e isso precisa ser refletido nas eleições municipais do ano que vem, e por isso estamos aqui”.
O Secretário-geral Silvio Torres também ressaltou a importância do Instituto Teotônio Vilela no processo de formação dos quadros no Brasil e no Espírito Santo.
“O ITV tem um papel importantíssimo a cumprir nesse processo eleitoral que se aproxima, que é qualificar os quadros, formar quadros com consciência do papel de protagonismo no cenário político que o partido vive hoje.”
Sobre os segmentos do partido Torres afirmou ”o PSDB Mulher, a Juventude, Tucanafro e o Sindical são os canais que nos levam ao dialogo com a sociedade, a ouvir e a aprender com a sociedade.”
Silvio Torres também ressaltou que “nas eleições municipais é que nós formamos os quadros dando condições de eleger bancadas, as bancadas tem papel fundamental para condução das políticas públicas do país, os rumos da política. Os tucanos que elegeremos 2016 serão candidatos em potencial para deputado tanto estadual como federal.”
A Executiva Nacional do PSDB espera concluir, em dezembro, o relatório que definirá as estratégias nas eleições municipais de 2016 em 273 municípios do Brasil, com mais de 100 mil eleitores ou emissoras de TV geradoras.