
Tucanos capixabas tiveram a chance de discutir a conjuntura econômica e política do Brasil e do Espírito Santo na palestra que do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), em Vitória na última sexta-feira. A convite do Sindifer, o parlamentar esteve na capital para ministrar a palestra “Desindustrialização – Conjuntura econômica e política”.
Lideranças políticas, partidárias, militantes e recém-filiados lotaram o auditório do Sindifer. Após a palestra, os participantes puderam fazer perguntas e contribuir com suas considerações. Com muita propriedade, o senador fez uma análise do cenário político e também da importância de mudar o atual sistema.
“A promiscuidade entre poderes, o balcão de negócios para cooptar os partidos, criando cargos, diretorias e ministérios sem fim só atendem aos interesses de sanguessugas e mensaleiros. Isso aumenta os gastos de custeio, incluindo os supérfluos, esgotando a capacidade do Estado em investir em áreas importantes e no crescimento do País. Por isso é que faltam recursos para os setores vitais que dizem respeito à qualidade de vida das pessoas”, enfatizou Álvaro Dias.
No evento, estavam presentes as principais lideranças tucanas do Espírito Santo. Dentre eles, o presidente do PSDB-ES, deputado federal César Colnago, o vice-presidente da sigla, Guerino Balestrassi, o secretário-geral, Ruy, Marcos Gonçalves, o deputado estadual Marcos Mansur, o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho, o ex-governador do Estado Max Mauro, o presidente da JPSDB-ES, Armando Fontoura, e muitos outros.
O senador, que também é ex-governador do Paraná, também lembrou que a ausência de oposição é prejudicial para o País. “Hoje temos a menor oposição da história. Isso não é bom nem para um governo que se diz sério, e muito menos para o País e para a democracia. Esse governo que se tornou um balcão de negócios, esmaga a oposição e faz do Brasil o que bem entende. É um sistema que não atende ao interesse nacional e, na minha avaliação, enquanto esse sistema não acabar não vejo perspectiva de crescimento”, avaliou.
Nesse contexto, Álvaro Dias reforçou o compromisso do PSDB em fazer uma oposição séria e comprometida com os interesses da sociedade. “Fazemos uma oposição com dureza, não às instituições, mas à corrupção e à incompetência. E tenho certeza que assim faz também faz o PSDB no Espirito Santo”, declarou.
O isolamento do espírito Santo no cenário federal foi um dos assuntos abordados durante o debate. “O Espírito Santo pode sofrer isolamento, devido à incompetência dos que governam o País, mas com certeza está no coração dos brasileiros, pelas suas potencialidades, pelas suas belezas e pela sua gente”, concluiu o senador, que arrancou aplausos da plateia, não só pela competência, mas também pelo carisma que conquistou os tucanos capixabas presentes na sua palestra.
Nos próximos dias outras lideranças nacionais tucanos virão ao estado, numa proposta da direção estadual de ampliar e aprofundar o debate de grandes temas nacionais e locais, numa perspectiva de levar a todo o ES o entendimento das propostas do PSDB para o Brasil, assim como apresentar a sociedade capixaba o pensamento socialdemocrata.