PSDB – ES

Senador: por um Brasil mais justo e solidário

aecio_aparecida_marcosfernandes_8-300x229O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, visitou o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), neste domingo (12/10), data consagrada à Padroeira do Brasil. Emocionado, ele disse estar realizado por pedir as bênçãos nesta etapa da campanha presidencial. Segundo ele, sua fé em Nossa Senhora Aparecida o incentiva a trabalhar por um país justo e solidário. Aécio destacou, no entanto, que respeita o preceito de o Estado ser laico.

“Eu quero, em primeiro lugar, dizer da minha alegria de estar aqui na casa da mãe do Brasil, a nossa padroeira Nossa Senhora de Aparecida. [Eu] me sinto realizado de poder estar aqui pedindo as bênçãos [de] Nossa senhora nessa travessia que nos levará a um Brasil mais justo, mais solidário, onde não prevaleça a tentativa da divisão entre irmãos. Ao contrário, leve a um país cada vez mais próspero, mais unido, com menos diferenças entre as classes sociais, entre as regiões”, disse Aécio em entrevista após o encontro com religiosos.

Aécio Neves foi recebido, em Aparecida, por dom Darcy José Niciolli, bispo auxiliar da Arquidiocese, e durante o encontro assumiu o compromisso de, depois de eleito, firmar parceria com a prefeitura do município para investir na infraestrutura da cidade, que recebe anualmente 12 milhões de peregrinos.

O candidato chegou ao santuário acompanhado da mulher, Letícia Weber, do governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e de José Serra (PSDB), senador eleito pelo Estado e a mulher dele, Maria Lúcia. O prefeito de Aparecida, Márcio Siqueira, também participou da visita.

Aécio foi saudado pela multidão de fiéis que tomou conta da basílica e da parte externa do templo. Ele recebeu cumprimentos, abraços e posou para fotos. Ao visitar o santuário, ele fez uma oração diante da imagem de Nossa Senhora e conversou com dom Darcy e outros religiosos.

Ausência

Dom Darcy disse ter convidado também a candidata petista Dilma Rousseff, mas ela não compareceu à festa da padroeira. “Não era nossa intenção fazer uma [entrevista] coletiva tucana. Entramos em contato com a campanha da presidente Dilma, que disse que não seria possível vir aqui, por uma questão de agenda. Aqui todos são queridos”, disse o bispo.

Questionado sobre a ausência da adversária, Aécio respondeu que: “Eu tenho dito sempre que o Estado é e deve ser sempre laico. Cabe a cada um de nós manifestarmos a nossa fé da forma que acharmos adequada. Certamente a presidente deve ter tido outros compromissos. Mas, eu pessoalmente estou muito, mas muito, honrado de estar aqui hoje, e podem ter certeza, para mim, para o meu coração, é algo muito confortante”.

Aécio Neves afirmou que a fé é sua principal companheira a duas semanas do segundo turno das eleições.  “Eu vou continuar essa minha caminhada sempre tendo como companheira de viagem a minha fé cristã, meus valores que sempre preguei e sempre pratiquei, os valores da família. Fiz questão de vir com a minha esposa, Letícia, aqui hoje, e o que que posso dizer para vocês é que saio daqui revigorado”, acrescentou.

Incentivos

O candidato lembrou a importância do santuário para a fé católica e, portanto, da necessidade de investir não só na infraestrutura da cidade, mas também no turismo voltado para as festas e centros religiosos.

“Eu compreendo o turismo religioso com uma vertente extraordinária. Claro que, em primeiro lugar de propagação da nossa fé, mas também do ponto de vista econômico. Se construirmos parcerias adequadas e mostrarmos de forma ainda mais presente a importância desse Santuário, podemos até ampliar esse número de peregrinos”, afirmou Aécio.

O candidato acrescentou que faltam incentivos por parte do governo para a valorização da cultura nacional.  “O Brasil tem uma empresa brasileira de turismo que nunca se preocupou em ter um documento que mostre, que divulgue aquilo que aqui acontece, as várias festas, as várias celebrações. Portanto, é essa parceria que quero oferecer”, disse ele.

Ver mais