PSDB – ES

Seppir e Governo do Estado firmam parceria para promoção da Igualdade Racial

A assinatura de um Protocolo de Intenções para criação de núcleos especializados em crimes de racismo, xenofobia, discriminação racial, homofobia, intolerância religiosa e crimes correlatos foi a principal pauta do encontro entre prefeitos, o vice-governador César Colnago e o secretário de Promoção das Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR) do Ministério dos Direitos Humanos, Juvenal Araújo, na manhã desta segunda-feira (27), em Vitória.

Estiveram presentes os prefeitos de Montanha, Iracy Baltar; de Pancas, Dr. Sidicley; de Aracruz, Jones Cavalieri, e de Águia Branca, Brizola. Também participaram vice-prefeitos, secretários municipais, o deputado estadual Marcos Mansur e representantes do movimento negro capixaba.

“A minha vinda ao Espírito Santo tem como objetivo implementar as políticas públicas necessárias de Igualdade Racial  A importância de ter os núcleos é enorme, por trazer a visibilidade a uma população que ainda sofre com violência urbana, intolerância racial e religiosa”, destacou o secretário.

O próximo passo será construir uma agenda com representantes dos 11 ministérios que tem políticas públicas de promoção da igualdade racial implantadas no âmbito do Governo Federal. “Traremos representantes de cada pasta, para que possamos sentar e dialogar com os gestores estaduais e municipais e a sociedade civil. O trabalho envolve diversas áreas, que tratam sobre regularização de terras quilombolas, saúde e tratamento de doenças da população negra, monitoramento de cotas raciais nas universidades, criação de órgão de promoção da igualdade racial nos municípios, entre outros”, completou Juvenal Araújo.

O vice-governador César Colnago salientou o trabalho que vem sendo feito, por meio do Programa Ocupação Social, em 25 bairros da Grande Vitória. “Cerca de 40% dos homicídios registrados concentram-se nesses bairros e atingem, na maioria, jovens negros e afrodescendentes. Trabalhamos de maneira intersetorial, com ações integradas. A cooperação com o Ministério dos Direitos Humanos, por meio da SEPPIR, é importante na medida em que possibilita a ampliação das nossas ações”.

Uma nova visita do secretário Juvenal Araújo ao Espírito Santo está prevista ainda no primeiro semestre.

Ver mais