PSDB – ES

Sergio Majeski: “Represento mudança na prática e não apenas no discurso”

majesCom uma experiência de quase 30 anos na área da Educação, o professor Sergio Majeski se prepara para um novo desafio: representar o Espírito Santo na Assembleia Legislativa a partir de janeiro de 2015. Majeski é um dos deputados estaduais do PSDB eleitos no pleito deste ano.

A vitória nas urnas de Sergio Majeski, que se filiou ao PSDB-ES no ano passado, mostra a confiança dos capixabas nas novas lideranças que despontam no cenário político.

O fato de nunca ter exercido um cargo político, para ele, é um fator positivo. “A sociedade está farta de políticos profissionais e quanto mais gente nova e bem intencionada, melhor”.

 

Com uma atuação de quase 30 anos na área de Educação, acredita que sua formação e experiência nesse segmento irão contribuir com o exercício do seu mandato na Assembleia Legislativa?

Professor Sergio Majeski: A minha grande causa ou plataforma é a educação e com quase 30 anos de experiência como educador, além de ser mestre em educação, tenho certeza que tudo isso contribuirá muito para o sucesso do meu trabalho e para ampliar o debate sobre as questões educacionais com os demais membros da AL

 

Na sua avaliação, o fato de nunca ter exercido um cargo político é um fator positivo, levando em conta que sua chegada na Ales, de certa forma, representa o novo?

– Acho muito positivo. A sociedade está farta de políticos profissionais e quanto mais gente nova e bem intencionada, melhor. Eu represento uma nova política, a minha história e até mesmo a forma com que fiz a minha campanha já são indicativos de que represento mudança na prática e não apenas no discurso, como tem ocorrido muitas vezes.

 

Educação é um tema muito abrangente e serve de bandeira para muitas campanhas eleitorais, dada a sua grande importância. Como educador, já deu muitas contribuições. E como parlamentar, que melhorias pretende conquistar para os capixabas nessa área?

– A educação tem sido prioridade apenas em discursos de campanha, passadas as eleições ninguém coloca a educação em primeiro plano.

Os problemas educacionais são complexos. Nos últimos anos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)  do ES tem sido pífio, inclusive o do ensino médio diminuiu ao invés de aumentar, e o dos últimos anos do ensino fundamental não atingiu a meta. Assim é necessário atacar uma série de problemas que vão da formação e remuneração dos profissionais a infraestrutura das escolas. Sei que não é tarefa fácil, mas não é possível mais postergar a questão educacional.  O ES assim como o Brasil estão atrasados na questão educacional e estamos pagando um preço alto por isso.

E vale ressaltar que é necessário que a sociedade também coloque a educação como prioridade e passe a cobrar mais dos poderes constituídos.

 

O que o levou a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa?

– Assim como a maioria dos cidadãos, cansado de tantos desmandos na política estadual e nacional. Acredito que posso fazer um bom trabalho em prol da sociedade, além disso, nós que temos compromisso com a educação e uma história pautada na ética, na moral e no compromisso, precisamos nos levantar do lugar comum, arregaçar as mangas e ir a luta. Não podemos ficar sentados, apenas reclamando de tudo e de todos, enquanto os mesmo parasitas de sempre avançam e se perpetuam no poder.

 

O que os capixabas podem esperar do deputado estadual Sérgio Majeski?

– Muito trabalho e seriedade em prol da sociedade, especialmente no que tange à educação e a moralização das instituições públicas.

 

Sobre o cenário político nacional, acredita que o governo federal será mais cobrado fiscalizado, levando em conta que mais de 50 milhões de brasileiros votaram pela não continuidade do PT no poder?

– Acredito que sim, mas os partidos de oposição, especialmente o PSDB, precisam fazer um trabalho para manter unida essa oposição e fazê-la crescer.  Acho que esse é também um bom momento para a renovação dos partidos e para atrair mais jovens para formar uma militância. A sociedade está muito cansada e enojada com a política nacional e estadual, uma das provas disso é o grande número de abstenções, votos brancos e nulos nas últimas eleições, assim os partidos precisam urgentemente se renovarem e dar demonstrações concretas de que não se nivelam por baixo.

 

Ver mais