PSDB – ES

Venda de genéricos atende interesse de grande parte da população, afirma Colnago

remediosNo aniversário de 15 anos da promulgação da lei nº 9787/99, que permitiu  a produção e o comércio dos medicamentos genéricos no Brasil, o médico sanitarista e deputado federal Cesar Colnago (PSDB-ES) parabenizou a iniciativa do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e de seu ministro da Saúde, José Serra.

“Foi uma medida que, com certeza, acertou em cheio o interesse da grande maioria da nossa população. Temos percentual muito grande de hipertensos, diabéticos, pessoas com doenças degenerativas que tomam medicamentos regularmente, que pesam no bolso. Essa diminuição no valor dos remédios barateou o custo de vida da família brasileira”, afirmou Colnago, que é presidente do PSDB-ES.

O parlamentar acrescentou que a adoção dos medicamentos genéricos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) facilitou a vida dos brasileiros que não tinham condições de recorrer à rede privada.

Acesso

“O impacto foi significativo no acesso dos brasileiros à medicação, que por vezes tinha dificuldades pelo alto valor de alguns remédios. Hoje, temos variedades de linhas que oferecem medicação básica e fundamental para quem precisa”, disse Colnago.

Em seguida, o tucano acrescentou que: “A implementação dos genéricos foi, sem sombra de dúvidas, uma das políticas em que falou mais alto o interesse da população”.

Informações

Entende-se por medicamento genérico um produto farmacêutico que pode ser utilizado no lugar do produto original, desde que produzido com a licença dos laboratórios e comercializado por preços mais baixos.

Ver mais