
A 15ª Conferência Municipal de Saúde realizada esta semana, em Muqui, sul do Estado, reuniu cerca de 200 pessoas e teve como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas. Direito do povo brasileiro”.
O encontro foi organizado pela Secretaria e Conselho Municipal de Saúde e teve como objetivo avaliar o SUS (Sistema Único de Saúde) no Município, além de estabelecer propostas que vão compor o relatório final que será encaminhado às Conferências Estadual e Nacional.
O vereador tucano Filipe Morgado coordenou o eixo Participação e Controle Social, que resultou em propostas de criação do Programa Institucional de Formação continuada de Conselheiros Municipais de Saúde e no Programa de Capacitação da Atenção Primária.
Outra sugestão apresentada foi a integração entre os Conselhos de Educação e de Saúde, para que se criem ações conjuntas como incluir a disciplina de cidadania nas escolas e disponibilizar para as entidades organizadas da sociedade civil, como igrejas, associações comunitárias e cooperativas.
“Nosso objetivo principal é construir uma gestão cada vez mais participativa, ouvindo a população para estabelecer metas e propor alternativas viáveis para um atendimento de excelência na saúde no município. Os Programas de Capacitação Continuada são fundamentais para que haja melhoria efetiva no segmento da saúde de Muqui” afirmou Filipe.
Assessoria de Comunicação PSDB ES
Rafael Aquino
27 3227-2441 / 99851-5148
imprensa@psdb-es.org.br
www.psdb.org.br/es