O vereador de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, que tem como uma de suas bandeiras de trabalho a luta por políticas de bem-estar animal, elogiou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que sancionou a Lei 777/2013, que proíbe o uso de animais no desenvolvimento de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal.
“Foi uma decisão acertada do Alckmin, uma resposta rápida à polêmica gerada pela invasão ao Instituto Royal, que era uma verdadeira câmara de tortura. Ao sancionar essa lei, o governador impede que essas práticas se perpetuem. Um dos pontos que me chama a atenção é a multa. A empresa que descumprir a lei terá que pagar um milhão de reais por animal, isso mostra que se trata de uma lei eficaz e rigorosa”, afirmou Zouain.
Em Vitória, o vereador tucano criou, em março do ano passado, o Fórum Permanente de Defesa dos Animais, que promove reuniões mensais para discutir os assuntos referentes ao bem-estar animal. A primeira reunião do ano (e a décima edição, desde que foi criada) acontece na próxima sexta-feira, dia 31, na Câmara Municipal, às 18 horas. “Queremos políticas públicas bem definidas. É necessário triplicar, no período de um ano, o número de castrações na cidade. A população de animais de rua cresce assustadoramente, gerando doenças para os bichos e para as pessoas”, concluiu o parlamentar.