
O desânimo tem avançado entre os brasileiros, principalmente no último ano, que foi marcado por protestos, alta da inflação, crescimento em baixa, gastos exorbitantes com obras para a Copa do Mundo e outros fatores que têm gerado uma frustração quase generalizada no País.
Um levantamento feito, entre os dias 10 e 30 de abril, pelo Pew Research Center, um dos mais importantes institutos de pesquisa dos EUA, revelou que 72% dos brasileiros se dizem insatisfeitos com a situação do País. O aumento dos preços é a principal preocupação para 85% dos brasileiros entrevistados.
A vereadora de Cariacica Ilma Chrizóstomo comentou que o resultado da pesquisa não surpreende. “Estou todos os dias no meio do povo e percebo que há uma revolta muito grande. Olham os estádios e ficam questionando que todo o dinheiro investido nessas obras milionárias poderia ter sido aplicado na construção de hospitais, creches, unidades de saúde. A repercussão é realmente muito negativa”, ressaltou a parlamentar do PSDB.
A vereadora, que figura entre os parlamentares mais atuantes de Cariacica, percorre muitas comunidades carentes do município e contou que a preocupação com a alta dos preços também é grande.
“Nossa economia está amedrontando cada dia mais as pessoas, causando revolta a cada vez que elas vão ao supermercado. O pior é que os preços sobem e, ao mesmo tempo, faltam remédios em unidades de saúde, assistência médica, investimentos em educação. Como ficar feliz diante de tanta insegurança e dificuldade?”, questionou.
Segundo a pesquisa, dois terços (67%) dos 1.003 entrevistados no Brasil com mais de 18 anos consideram a situação econômica ruim, após quatro anos seguidos em que a percepção positiva foi dominante.