PSDB – ES

Vereadora Neuzinha ouve comunidades e propõe mudanças no Integra Vitória

neuzinhaEm funcionamento desde o dia 3 de outubro, o projeto Integra Vitória, de mudança no sistema de transporte coletivo da capital, não foi bem recebido pela maioria das comunidades. Os moradores dos bairros Conquista, Ilha do Príncipe e Jaburu chegaram a queimar pneus e fechar o tráfego  em protesto contra o novo sistema.

Em virtude da polêmica, a vereadora Neuzinha de Oliveira realizou uma Audiência Pública nesta sexta (16), das 9h às 12h, no plenário da Câmara Municipal, para debater os problemas e ouvir a população em busca de soluções.

Estiveram presentes nove dos 15 vereadores da capital. Também compareceram lideranças comunitárias, presidentes de associações de moradores e populares de todas as regiões de Vitória. A prefeitura foi representada pelo gerente de planejamento da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

O plenário da Câmara foi palco de muitas reclamações pontuais, que expuseram de forma clara as dificuldades enfrentadas pela maioria da população que depende do transporte coletivo.

Para contribuir com a melhoria do projeto, foram apresentadas algumas propostas, as quais constam da ata da Audiência Pública. O documento será protocolado em nome da Câmara de Vereadores no Ministério Público Estadual, como forma de encaminhar as propostas ao Poder Executivo Municipal.

Entre as propostas, está a de implantar o Integra Vitória de forma gradual. A ideia é fazer a mudança em uma comunidade de cada vez, garantindo mais tempo para adaptação. Outra proposta é a de não cobrar a passagem na 1ª viagem, permitindo ao usuário pagá-la somente nos pontos de integração. Isso eliminaria o risco de perder o tempo limite, estabelecido em 30 minutos, para o passageiro embarcar na 2ª viagem com a mesma passagem.

Os presentes à Audiência Pública também manifestaram preocupação quanto ao futuro próximo, já que, apesar da suspensão por tempo indeterminado, não há uma decisão final a respeito do projeto.

“É necessário haver mais diálogo e participação popular, posto que este projeto mexe com uma área extremamente sensível e importante, que é a mobilidade urbana. Também queremos dialogar sobre o direito de ir e vir das pessoas com deficiência, os idosos, sobre a questão da segurança das pessoas. Agora é necessário saltar de um ônibus e esperar por outro. Isso nos preocupa, pois em vários locais não há segurança adequada, principalmente à noite. O debate continua, e a sinalização da prefeitura para o diálogo é importante”, disse Neuzinha.

Assessoria de imprensa Vereadora Neuzinha de Oliveira

Ver mais