“É necessário sairmos do discurso e promovermos na prática os conceitos de mobilidade urbana e acessibilidade. Agradeço aos vereadores que votaram a favor deste benefício importante na promoção da inclusão social no sistema de transporte coletivo de Vitória. Esse sistema também vai auxiliar idosos e outros cidadãos com mobilidade reduzida”,
A Câmara de Vereadores de Vitória derrubou um veto do prefeito de Vitória e aprovou o projeto de lei da vereadora Neuzinha de Oliveira que implanta sistema de monitoramento capaz de facilitar o acesso das pessoas com deficiência visual ao transporte coletivo.
O PL 311, apresentado à Câmara ainda em 2014, implanta no município de Vitória sistema que monitora as linhas do transporte coletivo municipal e “conversa” com os cegos. O sistema vai operar por meio de GPS e estará disponível no celular com o uso de um aplicativo.
O sistema aciona um sinal de voz que avisa sobre a localização do ponto de ônibus mais próximo e o momento em que o ônibus estiver se aproximando. Da mesma forma, o motorista do ônibus pode ser avisado sobre a presença de um deficiente visual em determinado ponto. O aplicativo também avisa ao cego sobre o ponto de descida. O projeto de Neuzinha garante ainda a instalação de placas informativas com numerais em alto relevo e textos em braile nos pontos de ônibus da capital capixaba.
A autora do projeto destaca que o sistema é seguro, garante condições de mobilidade, liberdade de deslocamento e acessibilidade, promovendo o conceito de inclusão social no transporte coletivo.
“É necessário sairmos do discurso e promovermos na prática os conceitos de mobilidade urbana e acessibilidade. Agradeço aos vereadores que votaram a favor deste benefício importante na promoção da inclusão social no sistema de transporte coletivo de Vitória. Esse sistema também vai auxiliar idosos e outros cidadãos com mobilidade reduzida”, afirmou Neuzinha.
Assessoria de imprensa Vereadora Neuzinha de Oliveira