PSDB – ES

Violência: Vereadores tucanos criticam a Política Nacional de Segurança

 

Vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain
Vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain

Diante dos dados do último Mapa da Violência no Brasil, que revelou um recorde histórico de homicídios no País (56 mil por ano), vereadores tucanos capixabas criticam a política nacional de segurança pública.

Segundo o Mapa, um total 56 pessoas são assassinadas por ano no Brasil por ano  – cerca de 10% de todos os homicídios registrados no planeta. Uma média 50 mil estupros ocorrem no mesmo período, sem falar nas mortes trágicas que acontecem no trânsito.

“A violência no Brasil se divide nitidamente entre as vítimas e os que ainda não foram vítimas. E, infelizmente, jovens e negros são os maiores alvos. Não temos uma política de proteção que fomente uma cultura de combate à violência, que tem tudo a ver com o abismo social”, afirmou o vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain.

Na avaliação do vereador tucano de São Gabriel da Palha, Ricardo Mauri, o problema da violência é decorrência, não somente da ineficiência da política de segurança pública, mas também das outras políticas essenciais.

“Vemos aí tantas greves, trabalhadores insatisfeitos por não serem valorizados, um modelo de educação deficiente. Paralelamente a esse clima de insatisfação, a criminalidade aumenta e mostra claramente a deficiência da nossa segurança”, ressaltou.

A ausência de reformas necessária, como a do Código de Processo Penal, também contribui para a injustiça e para a impunidade.

“Temos penas brandas e uma justiça que não funciona de forma igual para todos. É preciso que funcione de maneira isonômica, ou seja, com igualdade de direitos e deveres para todos. O caso do Mensalão é um grande exemplo disso”, completou o vereador Luiz Emanuel.

Ver mais