Diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deu um basta à impunidade e determinou a punição, com cadeia, para os condenados do mensalão, tucanos capixabas comemoram o fato, considerado um marco histórico contra a impunidade.
Para o presidente do PSDB-ES, deputado federal César Colnago, a decisão do STJ é uma conquista de todos os brasileiros.
“A ética está de alma lavada com o fato de malfeitores do calibre de José Dirceu se juntarem aos cerca de 550 mil presos encarcerados nas cadeias brasileiras – dos quais, apenas 0,12% detidos por crimes de corrupção. Tenho esperança que essa realidade mude porque corrupção também mata em escala de genocídio quando os recursos públicos da saúde, educação, segurança e infraestrutura de nossas rodovias e aeroportos são desviados para os paraísos fiscais no exterior deixando uma população inteira à mercê do azar”, afirmou o parlamentar
E prosseguiu: “Quero parabenizar a Suprema Corte brasileira na figura do seu presidente Joaquim Barbosa que, ao longo de oito anos, esmiuçou a fundo o fio do novelo do maior escândalo de corrupção da história do Brasil, a partir de uma corajosa denúncia da Procuradoria Geral da República”, completou.
Na avaliação do presidente da JPSDB-ES, Armando Fontoura, a punição dos mensaleiros mostra que a justiça está sendo feita.
“Após o vexame dos embargos infringentes, temos essa vitória que nos permite enxergar uma luz no horizonte para toda a sociedade, sobretudo a juventude e os milhões de brasileiros que foram às ruas pedir o fim da impunidade”, analisou Fontoura.
Para o deputado estadual Marcos Mansur, a decisão do STF deve servir também para os brasileiros avaliarem a importância do seu voto. “Essa sentença, que eu vejo com bons olhos, é a constatação do que é o governo do PT. É uma decisão muito bem-vinda e o povo deve dar a sua resposta nas urnas. Caso contrário, outros virão para fazer o que bem entendem com o dinheiro público”, enfatizou Mansur.