No último dia 2 de abril foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Em Vitória, projeto da vereadora Neuzinha de Oliveira criou a Semana de Conscientização “Vitória Precisa Conhecer o Autismo”. Dentro da programação, a Associação dos Amigos do Autista do Espírito Santo (AMAES) vai realizar uma caminhada, no dia 10 de abril (domingo), na Avenida Dante Michelini, na praia de Camburi, em Vitória.
A caminhada pretende chamar a atenção da sociedade para a implantação da Clínica-Escola do Autista no estado, e terá concentração a partir das 8h30, no píer de Iemanjá. De lá, sairá um grupo formado por mães, pais, autistas, outros familiares e apoiadores da causa, em direção ao Clube dos Oficiais.
Em Vitória, a vereadora Neuzinha também é autora da Lei Municipal 8.422/2013, que equipara a pessoa com transtorno do espectro autista às pessoas com deficiência, para o usufruto dos direitos previstos nas legislações em vigor.
No Espírito Santo, o vice-governador César Colnago assinou Termo de Adesão à causa do Autismo, como representante do Governo do Estado, numa demonstração de vontade política de promover os direitos dos autistas. Em nível nacional, a lei que garante esses direitos é a Lei Federal 12.674, chamada Lei Berenice Piana.
Berenice Piana é a mãe de um autista hoje adolescente, que liderou um grande movimento nacional de famílias e entidades em busca de uma estrutura que permita a inclusão dos autistas na sociedade. Dentro dessa estrutura prevista pela Lei 12.674, está a implantação de um espaço multidisciplinar que permita aos autistas acesso à educação resguardando suas especificidades. É a chamada Clínica-Escola. Após a sanção da lei, em dezembro de 2012, apenas uma unidade está em funcionamento, no município de Itaboraí, no Rio de Janeiro.