Conheça os tucanos indicados ao 12º Prêmio Congresso em Foco

Jornalista, Daniel Trzeciak é conhecido na região de Pelotas pelos programas apresentados na TV, durante cerca de dez anos. No município em que cresceu e se formou, chegou à Câmara Municipal em 2016, com a maior votação da cidade e sendo o mais votado pelo PSDB em todo o estado. Eleito para a Câmara pela primeira vez, o jovem deputado é formado em Direito. Concorre na categoria principal de Melhores Deputados e na categoria Empreendedorismo.
Deputado Samuel Moreira (SP), relator da reforma da Previdência
Deputado Ruy Carneiro
Lucas Redecker ingressou na vida política aos 17 anos e, em 2003, filiou-se ao PSDB. Já em 2007, chegou à presidência da Juventude Tucana do Rio Grande do Sul. No mesmo ano, perdeu o pai, o ex-deputado federal Júlio Redecker, em um acidente aéreo. Lucas assumiu o compromisso de levar adiante o legado da família e se candidatou ao cargo de deputado estadual em 2010. O tucano foi eleito com 69.043 votos. Em 2018, foi eleito deputado federal. Concorre ao prêmio principal Melhores Deputados e na categoria Empreendedorismo.
Após formar-se em Direito, Luiz Carlos passou a lutar pela participação mais ampla dos advogados na OAB. Em 2010, como deputado federal, foi um parlamentar atuante nas áreas da saúde, infraestrutura e transporte/trânsito. Foi Gestor da MACAPAPREV. Eleito e reeleito deputado federal pelo Amapá, busca construir um estado sustentável e de oportunidades para todos. Está indicado ao prêmio principal Melhores Deputados.
Eduardo Cury foi prefeito de São José dos Campos por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Ao final dos mandatos, alcançou quase 70% de aprovação popular. Em sua gestão implementou avanços importantes em áreas como educação, saúde e segurança. Eduardo Cury também foi o responsável pela criação do Parque Tecnológico, o mais avançado do Brasil. Exerce seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Está indicado ao prêmio Melhores Deputados e na categoria Empreendedorismo.
Reeleito em 2018 para o sexto mandato, Nilson Pinto já foi secretário de Educação e secretário especial de Promoção Social do Governo do Pará. É bacharel em Geologia, mestre em Geoquímica e doutor em Geociências. Foi reitor da UFPA e tem um vasto legado acadêmico e parlamentar nas áreas de geociências, meio ambiente e educação. Concorre ao prêmio principal Melhores Deputados.
Médico, Vitor Lippi foi prefeito de Sorocaba (SP) por dois mandatos consecutivos. 742 obras concluídas em oito anos, 1º lugar no Brasil na educação básica em cidades com mais de 500 mil habitantes, geração de 80 mil empregos e o parque tecnológico são exemplos do legado deixado no município do interior paulista. Exerce o segundo mandato na Câmara Federal. Concorre ao prêmio Melhores Deputados e nas categorias Clima e Sustentabilidade e Empreendedorismo.
Domingos Sávio começou a vida pública nos movimentos estudantis. Foi presidente do sindicato rural e de cooperativas. Em 1992, tornou-se vereador por Divinópolis (MG), vindo posteriormente a eleger-se prefeito da cidade. Pelo bom trabalho no município, foi eleito duas vezes deputado estadual. Cumpre o terceiro mandato na Câmara. É candidato ao prêmio Melhores Deputados e na categoria Empreendedorismo.
Mara Gabrilli é publicitária e psicóloga. Foi secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura da capital paulista, vereadora e deputada federal pelo PSDB. Foi eleita senadora por São Paulo com 6.513.282 votos. É a primeira brasileira eleita para o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Concorre ao prêmio de Melhor Senadora.
Auditor fiscal de carreira, Celso Sabino é graduado em Direito e em Administração. Foi secretário estadual de Trabalho Emprego e Renda e, em 2013, assumiu a presidência do Instituto de Metrologia do Pará. Eleito deputado estadual, foi autor de propostas como a inclusão de ar-condicionado nos ônibus do transporte público, construção de hospital público veterinário e da instalação de bicicletários. Está em seu primeiro mandato como deputado federal. Concorre nas categorias Melhores Deputados e Empreendedorismo.
Médica e bacharel em Direito, a jovem deputada Mariana Carvalho prioriza projetos em setores como saúde, defesa do consumidor, segurança, educação, emprego e distribuição de renda. Também tem um olhar especial voltado para as crianças, mulheres, jovens, idosos e outras minorias. Presidiu a CPI dos Crimes Cibernéticos. Está indicada ao prêmio Melhores Deputados e na categoria Defesa dos Bancos Públicos.
Plínio Valério é jornalista e radialista. Eleito vereador em Manaus, pela primeira vez, em 2012, deixou o cargo para ocupar a vaga de deputado federal pelo Amazonas. Foi eleito novamente vereador em 2016. Dois anos depois, teve 834.809 votos para ocupar uma vaga no Senado. É considerado um dos parlamentares mais ativos do Congresso. Concorre às premiações Melhores Senadores e Defesa do Clima e Sustentabilidade.
Rodrigo Cunha é formado em Direito e pós-graduado em Gestão Estratégica Empresarial, em Gestão de Projetos e em Direito do Consumidor. É professor de Direito do Consumidor. Foi superintendente do Procon de Alagoas, implementando ações pioneiras que beneficiaram milhares de alagoanos. Foi deputado estadual. Concorre ao prêmio Melhores Senadores e na categoria Defesa dos Bancos Públicos.
Geovania de Sá tem como principais bandeiras a busca pela melhoria das políticas públicas de saúde, a defesa dos direitos trabalhistas e a luta em favor da vida e da família. Foi Secretaria de Assistência Social e Habitação de Criciúma. Em 2012 foi eleita a vereadora mais votada da história do município. Foi Secretária Municipal de Saúde entre 2013 e 2014. Concorre ao prêmio Melhores Deputados e nas categorias Defesa dos Bancos Públicos e Empreendedorismo.
Edna Henrique foi delegada por mais de 30 anos e, por diversas vezes, foi premiada como uma das melhores gestoras do país. Na prefeitura de Monteiro, Edna desenvolveu vários projetos que melhoraram a vida dos habitantes, entre eles, o Napse (Núcleo de Atenção Psicossocial educacional). Além da indicação ao prêmio Melhores Deputados, concorre na categoria Empreendedorismo.
Rose Modesto é professora e bacharel em História. Foi eleita vereadora em Campo Grande, pela primeira vez, em 2008. Foi vice-governadora do Mato Grosso do Sul entre 2014 e 2018. Neste período, assumiu a Secretaria de Assistência Social do estado. É criadora do projeto Tocando Em Frente, que contabiliza mais de 10 mil atendimentos. O projeto oferece reforço escolar para crianças carentes, aulas musicais e outras atividades. Concorre ao prêmio Melhores Deputados e Empreendedorismo
Bia Cavassa é a única representante da região de Corumbá (MS) na Câmara. Ela é pedagoga pós-graduada em Metodologia do Ensino. Ocupou secretarias ligadas à área social no município. Tem grande experiência nos projetos sociais em defesa das minorias e em defesa da mulher. Concorre o prêmio Melhores Deputados.
Psicóloga e especialista em educação especial, Tereza Nelma construiu sua trajetória política em Maceió. Foi eleita quatro vezes consecutivas para a Câmara Municipal. Em 2016, foi a segunda vereadora mais votada dentre todos os candidatos, com 15 mil votos. Como vereadora, foi autora de pelo menos 145 leis. Tereza Nelma já venceu quatro tipos de cânceres, e criou uma entidade de assistência a mulheres que enfrentam a doença, a Casa Rosa. Está indicada ao prêmio principal (Melhores Deputados) e nas categorias Defesa dos Bancos Públicos e Empreendedorismo.
Mara Rocha (AC) é formada em Educação Física e em Jornalismo; pós-graduada em Assessoria de Comunicação. Iniciou sua carreira jornalística em 1991 e, desde 2004, atua como empresária na área de publicidade e propaganda. Filiou-se ao PSDB em 2015. Vice-líder do partido na Câmara, Mara defende mais espaço para a mulher na política. Além da categoria principal (Melhores Deputados), concorre ao prêmio Empreendedorismo.

2 de agosto de 2019

X
30/05/2019