Filie-se
PSDB – GO
PSDB – GO

Marconi faz visita técnica ao Greenport Venlo, um dos maiores polos logísticos da Europa

27 de outubro de 2015
Email Share

marconi europaHorst aan de Maas (Holanda), 26 de outubro de 2015 – O governador Marconi Perillo abriu nesta segunda-feira (26/10) a agenda da Missão Europa na Holanda com visita técnica ao Greenport Venlo, um dos maiores parques agroindustriais e logísticos da Europa, localizado na cidade holandesa de Horst aan de Maas. Ele e os demais integrantes da delegação de Goiás conheceram as instalações, os detalhes de operação e a tecnologia embarcada no complexo, com o objetivo de replicar o modelo em Anápolis.

Marconi e a delegação goiana foram recebidos pelo prefeito de Horst aan de Maas, Kees van Rooij, e pelo secretário de Desenvolvimento de Negócios do Greenport Venlo, Leopold Hermans. O governador estava acompanhado do embaixador do Brasil nos Países Baixos, Piragide Tarragô, e do prefeito de Anápolis, João Gomes. O objetivo da delegação goiana é estreitar as relações comerciais e econômicas entre Goiás e o parque holandês, com o objetivo de replicar a expertise de funcionamento em Anápolis, que abriga o maior centro logístico da região Centro-Oeste.

O Greenport Venlo está estrategicamente localizado na fronteira da Holanda com a Alemanha, a 168 quilômetros da capital holandesa Amsterdã, a 160 quilômetros do Porto de Roterdã, e a 68 quilômetros da cidade alemã de Düsseldorf, um dos centros urbanos mais desenvolvidos e dinâmicos da Europa. Segundo o governador, o Greenport “está para a Europa assim como Anápolis está para o Centro-Norte do Brasil”, daí a importância de o Governo de Goiás estreitar as relações comerciais e econômicas com a administração do parque e com as empresas instaladas no complexo”, observou.

Na reunião de trabalho com o prefeito e o secretário de Desenvolvimento de Negócios de Venlo, Marconi falou sobre o Aeroporto de Cargas, a Plataforma Logística e Porto Seco, todos localizados em Anápolis. E deu detalhes sobre o funcionamento e a movimentação comercial da plataforma e do Porto Seco, observando que os resultados alcançados pelo Greenport Venlo serão usados como referenciais para o aperfeiçoamento e o aumento da competitividade do polo logístico goiano.

Após a visita ao Greenport Venlo, o governador e a delegação seguiram para a cidade de Eindhoven, onde visitaram as instalações do High Tech Campus Eindhoven, um dos maiores centros de inovação tecnológica voltada para o desenvolvimento econômico. O campus de inovação reúne 135 empresas e institutos inovadores e mais de 10 mil pesquisadores e desenvolvedores de produtos e soluções tecnológicas. No complexo estão instaladas gigantes da inovação tecnológica, como Philips, IBM e Intel (visite a página do High Tech Campus Eindhoven: http://www.hightechcampus.com).

A Holanda é hoje o principal destino das exportações de Goiás. Mais de 80% da produção goiana endereçada à Europa chega via o porto de Roterdã, o maior do continente. De lá é distribuída para dezenas de países do continente e alguns do Oriente Médio. Em 2014, as vendas goianas para o país somaram 651,4 milhões de dólares, contra 52,1 milhões de dólares de importação (saldo de 599,3 milhões de dólares).

O bagaço de soja é o principal produto (344 de dólares milhões), seguido do ferro-níquel (74,5 milhões dólares) e ferro-nióbio (59,4 milhões de dólares). Na importação, os insumos farmacêuticos, como preparação química e hormônios, são o carro-chefe. A Holanda fechou 2014 com o PIB de 866 bilhões de dólares, após crescer 1%.

Compartilhe!