
CSERRA47 SÃO PAULO SP 08/02/2010 SERRA / FHC / BIBLIOTECA DE SAO PAULO NACIONAL Fernando Henrique Cardoso aguarda a chegada do governador José Serra a inauguração na zona norte . FHC foi embora antes da chegada do governador que atrasou quase uma hora. Inauguração da Biblioteca de São Paulo no Parque da Juventude , na zona Norte. FOTO: Clayton de Souza/AE
“A presidente Dilma não pode desconhecer tudo o que nós sabemos: que a situação econômica é desesperadora, que na situação política, ela está sofrendo as consequências”, afirmou. “ A dívida pública, hoje saiu, é de R$ 2,7 trilhões. A taxa de juros está em 14,5%. Isso é dramático. O Brasil vai mal porque está sem rumo”, considerou.
O ex-presidente da República criticou a postura da presidente Dilma de tratar a demanda de setores da sociedade pelo impeachment como uma tentativa de golpe. “Ninguém sabe onde que vai parar a Lava-Jato, ninguém sabe a até que ponto vai.a crise econômica. Falar de golpe, a presidente Dilma falou, e não devia ter falado. Ninguém está cogitando um golpe. Impeachment não é golpe. Precisa ter condições, mas não é golpe”, salientou.
Fernando Henrique também criticou a cultura brasileira e do governo federal que é conivente com o “corporativismo, privilégios e o clientelismo”. Para ele, falta à gestão petista a vontade de governar para o povo, e não em prol de sua própria agenda.
“Você não está no governo para ter popularidade. Você está no governo para cumprir um objetivo nacional, defender os seus valores”, destacou o presidente de honra do PSDB.