O repasse integra o Programa Lavoura Comunitária, sob responsabilidade da Superintendência Executiva de Agricultura da SED, e corresponde a 4% da safra 2014/2015, que foi de 11,9 mil toneladas. Os alimentos, que foram entregues já beneficiados e prontos para o consumo, são arroz, milho e fubá. O investimento feito pelo Governo de Goiás no Programa foi de R$ 3,6 milhões.
O Lavoura Comunitária apoia agricultores familiares do Estado, que recebem insumos e fertilizantes para o plantio da safra. Em contrapartida, eles repassam parte da produção para a OVG, que entrega os grãos para entidades filantrópicas goianas.
Todos os produtores que cumprem os requisitos legais têm oportunidade de receber apoio do Governo do Estado. A medida possibilita a melhoria de renda e integra o modelo de políticas públicas adotadas pelo Governo de Goiás para promover a melhoria na qualidade de vida dos goianos.
Lavoura Comunitária
Criado em 1999, o Programa já atendeu a 526.448 famílias. Somente a safra 2014/2015 beneficiou mais de 13 mil famílias de 92 municípios, que plantaram e colheram os grãos.
A Agência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), jurisdicionada à SED, também é parceira do Lavoura Comunitária. A Agência desenvolve um longo trabalho desde a seleção dos agricultores participantes até o grão colhido. Os técnicos também auxiliam os agricultores para que as lavouras sejam produtivas.