Filie-se
PSDB – GO
PSDB – GO

Marconi empossa membros do Conselho Superior de Inovação

16 de novembro de 2015
Email Share

posse inovaO governador Marconi Perillo assinou, na tarde de hoje, durante evento no Palácio das Esmeraldas, decreto criando o Conselho Superior de Inovação, que terá a função de conduzir as ações do programa Inova Goiás, programa de inovação tecnológica criado por ele em setembro. O governador também empossou os 11 membros do Conselho, presidido pelo vice-governador, José Eliton, e cuja primeira reunião ocorreu logo após a solenidade de posse. Dentre os conselheiros, estão reitores de quatro universidades, sendo as três maiores de Goiás: UFG, UEG, e PUC, e Universidade de São Paulo (USP).

Marconi ressaltou que o Conselho Superior vai auxiliar o governo estadual na formulação e acompanhamento de todas as ações que estão previstas no programa Inova Goiás. “Estamos aqui para colocar a mão na massa mesmo, colocar praticidade em algo que é fundamental para Goiás e para o país. Estamos trabalhando duas agendas: a agenda da inovação tecnológica e a da competitividade”, ressaltou, lembrando que no último dia 9 foi criado o programa Goiás Mais Competitivo, cujo objetivo é colocar Goiás como um dos cinco estados mais competitivos do país, nos próximos três anos.

“Desdobramos em pelo menos 130 ações todos os indicadores que conduzem um estado a ser competitivo; selecionamos os chamados executivos públicos criteriosamente definidos e já começamos a quebrar todos os dados e a identificar os gargalos que temos para superamos as eventuais deficiências; e, com foco em cada um desses programas, chegarmos a esse estágio de estado competitivo”, afirmou, relatando as primeiras ações do programa Goiás Mais Competitivo.

Ressalvou que as metas quanto à competitividade e inovação tecnológica são muito mais ambiciosas do que foram colocadas até o momento, e a intenção é superá-las. Citou, como exemplo que, em 2011, o objetivo era que Goiás ficasse entre os três estados mais destacados na educação básica até 2014, principalmente no Ensino Médio, e o Estado chegou ao 1º lugar no Ideb em 2013. “Graças a um plano que foi elaborado, graças a muito esforço. Éramos o 16º no Ideb no Ensino Médio e chegamos ao 1º lugar. Também temos esse objetivo de sairmos do 14º em Inovação e competitividade e chegarmos entre os cinco primeiros. Tenho certeza que esse passo de hoje será muito importante”, frisou.

Ele reiterou que o foco será nos centros de tecnologia, nas aceleradoras, incubadoras, nos Centros Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos), e no programa Goiás Sem Fronteiras, e reforçou que o recurso aplicado no programa, R$ 1,1 bilhão, já está assegurado e foi pensado com os pés no chão.

“Estamos, com criatividade, trabalhando programas de inovação, competitividade; melhorando a saúde, a educação. As coisas vão andando, com parcimônia, respeitando o dinheiro público, e trabalhando incansavelmente para funcionar. Não queremos ter nada só para Goiás. Vamos fazendo o nosso trabalho e o importante é que o Brasil avance, e avance principalmente por conta dos investimentos em inovação”, declarou o governador.

O Conselho

Presidente do Conselho Superior de Inovação, o vice-governador José Eliton destacou que a equipe tem a missão de garantir a execução e o aprimoramento das ações do Inova Goiás. Coordenador da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato falou em nome dos conselheiros empossados. Para ele, Goiás está dando o exemplo para o mundo de que é possível buscar excelência em inovação e incentivar o empreendedorismo.

São membros do Conselho também: Orlando Afonso do Amaral, reitor da UFG; Wolmir Amado; reitor da PUC-Goiás; Haroldo Reimer; reitor da UEG; Cristovam Buarque, senador e ex-ministro da Educação; Cristiano Roriz Câmara, do Grupo Jaime Câmara; Jorge Gerdau, presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC); Maria Zaíra Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); Milton Campanário, professor da USP; e Thiago Peixoto, secretário de Gestão e Planejamento.

Brasil Central

Em seu discurso, Bagnato afirmou que foi convidado pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu, para auxiliar os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia a implantar programas de inovação, a exemplo de Goiás. “Para o senhor ver, governador, como o Inova Goiás já é reconhecido”, disse.

Marconi, por sua vez, felicitou a ministra pela decisão e informou que o Fórum dos Governadores do Brasil Central já fez o convite e aos governadores do Maranhão e Piauí para que se juntarem ao bloco. “E eles já aceitaram, inclusive. Querem participar. Nós temos uma complementaridade por conta da Ferrovia Norte-Sul. Esses exemplos vão se disseminar”, afirmou.

Compartilhe!