Filie-se
PSDB – GO
PSDB – GO

SED cria Sistema de Acompanhamento do Inova Goiás

25 de novembro de 2015
Email Share

Aline Figlioli 2A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável por coordenar a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás, desenvolveu um Sistema de Acompanhamento do Inova Goiás que irá facilitar o trabalho dos integrantes do Conselho Superior de Inovação, empossados no dia 16 de novembro pelo governador Marconi Perillo. Por meio do portal do programa, os conselheiros poderão acessar um link, mediante o fornecimento de usuário e senha, que os levará para um ambiente interno de gestão, onde poderão avaliar a execução de cada ação por meio de indicadores.

Essas ferramentas sistematizadas para controle e acompanhamento do Inova Goiás foram apresentadas na solenidade de posse dos conselheiros pela superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da SED, Aline Figlioli, secretária-executiva do Conselho Superior de Inovação. Segundo afirmou, as ferramentas digitais foram desenvolvidas pela própria equipe de Desenvolvimento de Sistemas da SED e vão ser alimentadas pelos diferentes grupos responsáveis por cada uma das ações estratégicas que compõem o Programa Inova Goiás.

Aline Figlioli explicou que o Portal do Inova disponibiliza todas as ações, metas e fontes de recursos para o programa de inovação, notícias, vídeos e todos os resultados alcançados. Esse portal é acessível a qualquer cidadão e está disponível a partir da página eletrônica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).

“É por meio desse portal que os conselheiros, o governador, o vice-governador, superintendentes e outras pessoas que estão na gestão do Inova Goiás encontrarão um link para o nosso sistema de gestão”, afirmou Aline Figlioli. Segundo explicou, nesse link, algumas áreas são abertas para inserção de dados dos processos e outras, internas, com os indicadores, para que os conselheiros e o governo possam ter acesso e acompanhar o Inova.

“Ao entrar no sistema interno, que é em plataforma web e, portanto, pode ser acessada de qualquer local, com usuário e senha – e todos os conselheiros terão suas senhas – teremos o detalhamento de cada ação”, disse a superintendente, lembrando que cada ação tem seus gestores. “Os gestores incluirão informações no sistema interno fechado e, a partir desses dados, o sistema vai transformar as informações em diagramas, fluxogramas e gráficos para facilitar a leitura e o acompanhamento do programa”, completou.

Para cada ação, segundo destacou Aline Figlioli, haverá o detalhamento, os indicadores, as fontes de recursos, os cronogramas e os processos administrativos que são importantes uma vez que uma ação pode ter mais de um processo vinculado a ela. Como exemplo, ela lembrou que o fomento a incubadoras e a núcleos de inovação tecnológica exigiu dois editais, um para cada público.

De acordo com Aline, o sistema de gestão permite consultar as ações estratégicas a partir de uma lista dos itens do Inova Goiás. Ao clicar em uma delas, abre-se um painel de situação com todas as informações disponíveis sobre a execução da referida ação. Tomando como exemplo a mesma ação de fomento a incubadoras e aos Nits, pela Fapeg, pode-se ver que os editais foram lançados e que estão em fase de análise de propostas. “Inclusive podemos ver que a Fapeg ultrapassou muito a meta inicial de recursos, pois alocou bolsas para que as incubadoras e os Nits pudessem funcionar de forma mais consolidada”, afirmou.

Aline Figlioli mostrou ainda a situação de ações como a do Ipasgo Fácil, um aplicativo para dispositivo móvel que permite que os servidores agendem consultas. Disse que como se pode observar, já foram registrados mais de mil agendamentos e que 900 profissionais já estão cadastrados no aplicativo que tem obtido nota 4,5 para uma referência máxima nota 5,0. Ela citou também o Cartão Rural, que permite aos agricultores acessarem a plataforma da Agrodefesa e emitir documentos. Segundo ela, pode-se ver, no sistema de gestão e acompanhamento do Inova Goiás, que o Cartão Rural já contempla 70% de toda a movimentação do rebanho goiano e que a meta é alcançar os outros 30%.

Ao final da apresentação, Aline Figlioli afirmou que o sistema de acompanhamento é amplo e permite o acesso a muitas informações, o que irá facilitar o trabalho dos conselheiros.

Compartilhe!