Com o objetivo de traçar estratégias de participação da mulher goiana nos espaços de poder e nas eleições, o PSDB Mulher, que tem a frente a deputada e secretária Lêda Borges, promoverá no próximo dia 30 o Simpósio Estratégias de Participação da Mulher Goiana na Política. O evento será realizado no auditório da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, a partir das 8 horas. “O simpósio irá promover a integração da mulher goiana e despertar nas participantes o interesse e a motivação para que possa participar das instâncias superiores de poder”, explica Lêda. O governador Marconi Perillo já confirmou presença no simpósio, ocasião em que dará posse às executivas do PSDB Mulher Estadual e Municipal.
Conheça a programação
O Simpósio Estratégias de Participação da Mulher Goiana na Política começará às 8 horas com o credenciamento. O grupo cultural Senhoras do Cerrado abrirá o evento às 8h30. Na sequência, a palestra magna da ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yêda Crusius. Solange Jurema e Eliana Piola também proferem palestras, com os temas Mulher Empreendedora: Transformação, ascensão e empoderamento e Estratégias e alinhamento das ações para as eleições 2016, respectivamente.
Três painéis – um de comunicação, um sobre empreendedorismo e um sobre a Reforma Política – entremeiam as palestras. Às 12 horas, antes do almoço, o governador Marconi Perillo dará posse às Executivas do PSDB Mulher Goiânia e Estadual. O evento contará, ainda, com exposição de artesanato e oficinas de capacitação de lideranças até o horário de encerramento, programado para às 16h30. (Veja ao final, quadro completo da programação)
A mulher na política
A integração da mulher na política anda a passos lentos. Essa é a conclusão do relatório Progresso da Mulher no Mundo (2008/2009), elaborado pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – ONU Mulher. Segundo o relatório, se a evolução da participação da mulher na política manter-se no mesmo ritmo dos últimos anos, só se conseguirá atingir uma situação de paridade com os homens em 2045, apesar de compor a maior parte do eleitorado.
Em Goiás, 51,72% do eleitorado são compostos de mulheres. No Brasil, esse número é de 52,07%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com dados do último boletim divulgado pela União Interparlamentar – UIP em 2015, o Brasil ocupa a 116ª posição em uma lista de 190 países no que tange a representatividade no legislativo. Na Câmara, são 51 mulheres o que equivale a 9,9% das cadeiras. No Senado há 12 senadoras em exercício, o que equivale a 13% de um total de 81 parlamentares.
Alguns dados conseguem ser ainda mais estarrecedores: nações como Jordânia, Síria, Líbia, Iraque, Emirados Árabes, Afeganistão e Arábia Saudita – todos conhecidos por negar diretos básicos à mulher – superam o percentual do Brasil de participação feminina na política. “Os índices brasileiros estão a baixo da média mundial, que é de 22,1%. Pior, estão abaixo até mesmo do percentual do Oriente Médio, que é de 16% de participação feminina”, lamenta a presidente do PSDB Mulher.
SERVIÇO
Simpósio Estratégias de Participação da Mulher Goiana na Política
Data: 30/11 – segunda-feira
Horário: Das 8 horas às 16h30
Local: Auditório Augusto França Gontijo do Parque Agropecuário (SGPA)