A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), abre o calendário de apresentações de 2016 com foco na tradição, atualidade e brasilidade. No calendário, estão concertos que incluem obras de artistas inovadores como Birtwistle, Philip Glass, S. Martland, R. Rodney Bennet e outros.
A apresentação da orquestra abrange também obras do austríaco Gustav Mahler e do russo Dmitri Shostakovich, dois dos mais célebres compositores de música orquestral, cujas canções integram o repertório das maiores orquestras do mundo.
O primeiro espetáculo da corporação terá regência do maestro britânico Neil Thomson, e está marcado para a quinta-feira, dia 17/03, às 20h30, no Teatro Basileu França (Setor Universitário). Compõe o programa as obras: Concerto para Violoncelo e Orquestra, de Antonin Dvoràk, Carlo, de Brett Dean e a Bachiana Brasileira nº2, de Villa-Lobos.
Como solista convidado, a Filarmônica recebe o violoncelista Luiz Fernando Venturelli. Luiz Fernando é o vencedor do III Concurso Jovens Solistas promovido pela Filarmônica de Goiás em 2015. Multi-instrumentista, ele toca violão, guitarra e canta, transitando também pelo mundo do rock e por outros gêneros, com o alto padrão de execução requerido pela Música de Concerto. Foi convidado a participar com solos de violoncelo na gravação do DVD de lançamento e em diversos shows da banda Noturnal.
Artistas convidados
Interessados na técnica e no trabalho artístico da Orquestra, renomados artistas que já participaram de temporadas anteriores, como Jean Louis Steuerman e Arnaldo Cohen, retornam nesta temporada.
Solistas e regentes da atualidade como Fabio Mechetti, Fernando Portari, David Rabinovich, Pablo Rossi, Nicholas Koeckert, Jorge Rotter, Cristian Budu, Sonia Rubinsky e outros também estarão presentes no espetáculos, além de novos talentos da música de concerto como Lucas Barros e Ronaldo Rolim. Outra grande novidade deste ano da corporação são os concertos para Toca-Discos e Orquestra, que contarão com a participação do DJ mineiro Múcio Guimarães, mais conhecido como DJ Múcio.
Séries
A programação anual segue com as séries Quinta Clássica, Concertos para Juventude, Concertos Especiais, Concertos de Câmara, além das séries complementares e de atividades direcionadas a jovens talentos e estudantes das redes pública e particular de ensino.
A Série Concertos Especiais traz vários espetáculos temáticos como a Manhã de Ópera, Músicas de Cinema e Vida na Cidade. Apresentações em comemoração ao Dia do Trabalho, ao Dia dos Namorados, ao Aniversário de Goiânia e outros, também serão realizadas.
O projeto Orquestra nos Bairros, que foi sucesso absoluto no ano passado, continua presente em no calendário e proporcionará apresentações em diversos locais da capital goiana, como igrejas, parques e praças.
Turnês
Em 2016, a Filarmônica de Goiás realiza a III Turnê Nacional. Acompanhada pelo renomado pianista Jean Louis Steurman, sob regência de Neil Thomson e com obras de Rachimanninnof e Guerra Peixe no programa, a Orquestra estará presente pela segunda vez no Festival de Inverno de Campos, do Jordão, na Sala São Paulo e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
O roteiro traz ainda a 4ª Turnê Estadual, que levará concertos a diversas cidades de Goiás, proporcionando música de qualidade à cidadãos que muitas vezes não tem acesso ás apresentações que ocorrem na capital.
Maestro
Neil Thomson é um dos maestros mais versáteis de sua geração. De 1992 até 2006, foi Regente Titular no Royal College of Music, o mais jovem maestro a ocupar o cargo. Neil foi nomeado membro honorário do RCM em 1994, pelos serviços prestados à instituição. Atuou como convidado por duas vezes no EU – Sponsored Master Classes em Vilnius, Lituânia, e foi professor convidado no Mozarteum em Salzburgo, na Academia de Música Kakow e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma.Desde 2014, ele é diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Goiás.
Serviço:
Concerto de abertura da Temporada 2016 da Orquestra Filarmônica de Goiás
Data: Quinta-feira, 17/03
Horário: 20h30
Local: Teatro Basileu França – Setor Universitário
Entrada gratuita