
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, presta depoimento na CPI da Petrobrás, na Câmara dos Deputado.
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
“É o mesmo escândalo envolvendo as mesmas pessoas e o mesmo método de aparelhamento e sucateamento dos recursos e desvios dos recursos do governo federal e de instituições que eles aparelham como fundos de pensão ou a Bancoop. É a mesma turma e o mesmo método”, disse o tucano.
A Bancoop é investigada pela Promotoria de São Paulo por supostas irregularidades em empreendimentos imobiliários. Entre eles, está um prédio no Guarujá onde um tríplex reformado pela OAS chegou a ser reservado à família do ex-presidente Lula. Samuel Moreira diz que não é surpresa que, mesmo com problemas financeiros, a cooperativa tenha se aparelhado com o PT e prejudicado tantas famílias.
“As pessoas agora estão sabendo, por meio de delação premiada, que o Vaccari, que era o presidente da Bancoop, operou no escândalo da Petrobras, desviou recursos para as campanhas do PT e não é nenhuma surpresa nós encontrarmos a Bancoop na situação em que está há anos. Deixou de honrar seu compromisso com os mutuários, com aqueles que investiram. Foram 7 mil famílias que sofreram calote da Bancoo.”, declarou Moreira.
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República nega contratos diretos com a Pepper. As declarações de Imposto de Renda da agência mostram que a empresa recebeu 3,6 milhões de reais saídos dos cofres do governo federal entre 2008 e 2013.