
Foto: Goiás Agora
“O que marca e transforma um povo é a cultura, a educação. O Brasil não precisaria estar passando pelas crises por que passa hoje, econômica, ética, moral, política, se nós tivéssemos o compromisso anterior com o desafio da educação e cultura”, pontuou o governador.
Em discurso, Marconi alertou para o papel da classe política no país e afirmou que o Brasil precisa de “uma mudança radical” em relação aos princípios e valores que estão faltando na sociedade. “Os políticos acabam sendo o espelho da sociedade. E, à medida que nós nos conscientizamos disso, as coisas vão melhorando e vão mudando”, disse.
Criado há onze anos pelo próprio Marconi Perillo, o Festival de São Simão se tornou referência nacional no circuito gastronômico do país. Aos presentes na abertura, o governador destacou seu empenho em viabilizar, a cada ano, a realização do evento e a consolidá-lo nacionalmente.
“Sou um apaixonado pela nossa cultura e tradições, pelo que há de melhor no nosso Estado em termos de criatividade, de inventividade e de promoção cultural”, reforçou.
Marconi disse ainda que busca abrir as portas do Palácio das Esmeraldas, ao menos uma vez por semana, para algum tipo de evento cultural, educacional ou esportivo. “O Palácio das Esmeraldas é cada vez mais o palácio do povo e a casa da cultura.”
Festival Gastronômico
O 11º Festival Gastronômico Esportivo e Cultural de São Simão será realizado de 24 a 27 deste mês, durante o feriado da Semana Santa. Sediado no município localizado a 330 quilômetros da capital, na região Sudoeste, o evento já está consolidado no calendário turístico do Estado e divulga as potencialidades da região além das fronteiras de Goiás.
Neste ano, de acordo com o prefeito Marcio Vasconcelos, o custo do evento é 50% menor do que no ano passado. “Ultrapassamos uma década de realização e o município contabiliza resultados positivos. Isso é possível graças ao trabalho de equipe e ao apoio dos parceiros. Vamos para mais uma edição de sucesso”, acredita.
O destaque fica por conta das chefs Emiliana Azambuja e Beth Alves, que elaboraram o menu do evento. As chefs trouxeram para esse ano novidades que recheiam o cardápio com inspirações na culinária regional e internacional.
O esporte também é destaque na programação do festival. Torneios de futevôlei e de futebol de campo reúnem atletas de São Simão e municípios vizinhos. A última etapa será disputada no domingo de Páscoa e os primeiros colocados receberão troféus e medalhas.
Obras de arte, doces caseiros e trabalhos manuais feitos por artistas do município estarão à venda na Expo Arte, que receberá a participação de integrantes da Associação de Artesãos de São Simão. Haverá ainda espaço para a exposição de orquídeas de várias espécies.
Além da parte gastronômica, o festival oferece atrativa agenda de shows. No palco principal instalado na área de eventos, na quinta feira (24), o show de abertura ficará por conta de Israel Novaes e as mixagens da DJ Samhara.
Na sexta-feira (25), os goianos Zezé de Camargo e Luciano subirão ao palco com sucessos consagrados. No sábado (26), os shows serão comandados pela dupla Israel e Rodolfo, pelo axé do baiano Alexandre Peixe e pelo sertanejo universitário de Naiara Azevedo.
Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás