O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa, Gustavo Sebba (PSDB), realizou visita técnica ao Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO). Em continuidade com o cronograma de visitas às unidades de saúde, o deputado foi conhecer o laboratório que passou a efetuar os exames para diagnóstico de zika. Estes testes que começaram a ser feitos na segunda-feira, 14.
A equipe da Comissão de Saúde foi recepcionada pela diretora geral, Maria Bárbara Helou Rodrigues; pelo diretor administrativo, Marcos Vinícius Milki; e pelo coordenador do laboratório de virologia, Vinícius Lemos da Silva. Antes de iniciar a visita técnica a equipe do Lacen apresentou ao deputado estadual dados e o funcionamento do local.
Conforme informou o coordenador, o Lacen tem a possibilidade de realizar entre 30 e 40 exames para diagnosticar zika, uma média de 160 testes por mês. A média anual de exames para detectar dengue é de aproximadamente 20 mil.
Gustavo Sebba ficou satisfeito com o trabalho apresentado, principalmente por saber que, apesar da crise na saúde, o laboratório tem conseguido avançar, e inclusive já está realizando os testes para detecção do vírus da zika. Também foi apresentada as adequações que estão sendo feitas no local. O Lacen prioriza os atendimentos de gestantes e recém-nascidos, além também dos casos graves.
O deputado foi informado que o Lacen recebeu do Ministério da Saúde insumos para realização de testes de PCR (biologia molecular) para as duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Com a detecção do vírus aqui em Goiânia, o atendimento de casos graves vai melhorar significativamente”.
Gustavo Sebba verificou que o local tem estrutura com equipamentos de mais de R$ 1 milhão, ao exemplo de alguns freezers, para a implantação das metodologias necessárias para a identificação simultânea de chikunguya e zika vírus em associação com o diagnóstico diferencial para dengue. “Ficamos felizes em saber sobre a questão da priorização de testes para mulheres grávidas com sintomas do vírus zika, gestantes com bebê microcefálico e recém-nascidos com suspeitas de microcefalia, inclusive de possíveis casos graves”.
Também foi apresentado à Comissão de Saúde que são feitos exames de toxicologia em alimentos, aos exemplos do morango e pimentão, campeões de agrotóxicos, além de conhecer a seção de Biologia Molecular, que realiza exames de HIV, Rubéola, Sarampo, Influenza, entre outros.
O Lacen-GO integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), que é composto por unidades da União, Estados, Distrito Federal e municípios e coordenado pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde.