A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Goiás homenageou, nesta segunda-feira (21), o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, em um café da manhã realizado na sede recreativa, em Goiânia. A iniciativa é um reconhecimento à recente promoção concedida pelo governo do Estado a 159 oficiais alçados à patente de primeiros tenentes.
José Eliton, que foi presenteado com uma caneta, se disse honrado pela lembrança e aproveitou a oportunidade para reconhecer a dedicação dos policiais. “Agradeço a manifestação e o carinho de todos. Mas sou eu que manifesto, em nome do governo, os nossos agradecimentos. Sabemos enfrentar as dificuldades e vencer os desafios”, disse ele, parabenizando o trabalho das forças de segurança. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbigen Júnior, também prestigiaram a solenidade.
Tão logo foi confirmado como novo secretário de Segurança Pública, José Eliton disse que um dos primeiros assuntos tratado com o governador Marconi Perillo foi justamente a promoção destes oficiais. “Foi uma das primeiras questões que tive oportunidade de discutir com o governador. A promoção reconhece o trabalho e o esforço, é uma forma de cumprir aquilo que foi pactuado. Representa incentivo e motivação”, afirmou Eliton.
O vice-governador e secretário de Segurança Pública destacou a importância do diálogo com todas as associações e entidades de classe e afirmou que todas as recentes conquistas da categoria, em pouco mais de 20 dias à frente da pasta, são resultados dessa parceria. Exemplificou citando o pagamento das horas extras (AC/4) com isenção de impostos e o aumento do limite de armas apreendidas – que resulta em bonificação.
Além disso, mencionou a criação da Assistência Jurídica aos policiais, que classificou como uma das medidas mais importantes até então. “Goiás é o primeiro Estado do Brasil a ofertar para cada policial o direito de ter um advogado, quando necessário for e naquelas ações realizadas no exercício da sua função. Estamos terminando de formatar um modelo, em convênio com a OAB-GO”, explicou Eliton.
Representantes da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também tiveram a oportunidade de apresentar a José Eliton expediente com reivindicações específicas dos oficiais. Coronel Júlio César Mota agradeceu ao secretário pela disposição e pela articulação para tentar atender às demandas. “Sua presença aqui é mais do que simbólica, ela é ímpar. O estreitamento deste relacionamento conosco é fundamental. Estamos contentes e esperançosos na sua gestão”, finalizou.
Seguindo o mesmo tom, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves, lembrou que o ato da promoção “impulsiona o trabalho de todos os policiais”. “Que bom que o Estado reconhece o direito desses policiais e reconhece o nosso valor”, disse.
Investimentos
O vice-governador e secretário de Segurança Pública ainda afirmou: “Muitos investimentos estão próximos de serem concretizados, principalmente em tecnologia e na área de inteligência. “Estamos iniciando o processo de aquisição de equipamentos de última geração”, acrescentou.
“Sei compreender as dificuldades e na medida do possível, quero ser uma voz a estar na defesa das polícias, porque sei do papel que vocês cumprem em favor da sociedade”, disse Eliton, que concluiu: “Juntos, temos condição e capacidade de vencer”.