Filie-se
PSDB – GO
PSDB – GO

Cineteatro São Joaquim será inserido na arquitetura da Cidade de Goiás

28 de março de 2016
Email Share

Reunião IphanO Cine Teatro São Joaquim, unidade da Seduce na Cidade de Goiás, vai ser um dos melhores cineteatros de rua entre as cidades do interior do país. A obra de restauro está em execução e deve ser entregue até o final desse ano. Para falar do projeto do Teatro e outras obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estiveram em Goiânia o diretor nacional do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, Andrey Rosenthal Schlee, e o diretor nacional PAC Cidades Históricas, Robson Antônio de Almeida. Eles receberam a imprensa na sede da Superintendência do Iphan em Goiás, que coordena o programa.

A derrubada das paredes e telhado do São Joaquim causou espanto em alguns moradores e frequentadores da Cidade de Goiás, mas foi uma intervenção necessária. Segundo Andrey, a intenção é de que o Cine Teatro fique mais harmonioso no conjunto arquitetônico e urbanístico da cidade, tombado em nível federal.

Ele explica que o prédio tinha problemas estruturais que levaram à derrubada, e será reerguido com melhor segurança, acessibilidade e condições técnicas. “O que vai continuar é o uso. Nosso foco é melhorar a qualidade de vida de quem mora na cidade e, também, dar melhores condições para o turismo.”, explica o diretor.

Serão cerca de R$ 9 milhões investidos na obra. O restauro do Teatro é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O prédio é propriedade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a obra é de responsabilidade da Prefeitura e os recursos são federais, vindos do PAC Cidades Históricas.

A equipe da Seduce acompanha junto com o Iphan todo o processo do restauro, do planejamento ao andamento da obra. O projeto foi adaptado para atender as demandas da Secretaria, incluindo as do tradicional Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), demais eventos da cidade, teatrólogos e cineastas.

Cidades Históricas – A antiga Vila Boa foi a primeira cidade do Brasil a ter concluída uma obra do PAC Cidades Históricas: A ponte da Cambaúba. A Cidade também ganhou a restauração da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle. Em execução, estão a requalificação da Diocese de Goiás, Cineteatro São Joaquim e Mercado Municipal. A restauração da sede da Prefeitura Municipal está em fase de publicação do edital.

Em Goiânia, o PAC Cidades Históricas inclui a requalificação da Praça Cívica, em fase final de execução, e a restauração da Estação Ferroviária, cujo projeto está em análise.

Compartilhe!