
Fotos: Wildes Barbosa
De acordo com Eliton, neste momento a SSPAP busca aperfeiçoar o processo de integração das ações policiais no estado para dar respostas ainda mais rápidas à população. A reunião de trabalho contou com a participação do delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio dos Santos; do subcomandante da Polícia Militar, coronel Carlos Antonio Borges; do comandante do Corpo de bombeiros, coronel Carlos Helbingen Júnior; do superintendente de Ações e Operações Integradas da SSPAP, Emmanuel Henrique de Oliveira; da superintendente interina de Inteligência, Emilia Glück De Podestà; e da superintendente de Polícia Técnico-Científica, Rejane da Silva Sena Barcelos; entre outros.
O vice-governador e secretário afirmou que aqueles debates tinham por objetivo o aperfeiçoamento de todo o processo de integração das ações policiais, o que não significava dizer que o que está em curso ficará em segundo plano. “Ao contrário, queremos justamente aprofundar as situações que entendemos ser importantes para resultados de maneira mais ágil e, da mesma forma, buscar alterar alguns cursos, dentro da perspectiva da gestão atual da secretaria”, disse.
Segundo José Eliton, o que se busca é atender de forma efetiva as expectativas de cada cidadão goiano. Conforme explicou, algumas medidas trarão impactos imediatos e outras serão mais de médio e longo prazos. “Vamos anunciar essas medidas no próximo dia 31 para dar início a essa nova fase de modo a atender efetivamente as expectativas de cada cidadão deste estado”, afirmou. O superintendente de Ações e Operações Integradas da SSPAP, delegado Emmanuel Henrique de Oliveira, coordenou o encontro em que foram apresentados os principais ajustes a serem feitos nos programas que já estão em andamento além de novas medidas.
Reconhecimento
Ao falar aos policiais, José Eliton fez questão de externar o seu reconhecimento e gratidão a cada policial militar e civil, bombeiro militar e técnico-científico do estado de Goiás pela atuação durante a Semana Santa. Segundo informou, ainda bem cedo quando recebeu o relatório com os balanços das ocorrências do feriado, teve a satisfação de observar o acerto na condução das novas modalidades de ações que estão sendo empreendidas pelas polícias Civil e Militar amparadas pelas demais estruturas que compõem o aparato de segurança do estado. “Tivemos uma redução, somente de homicídios em Goiânia, de 88% comparando com o período da Semana Santa do ano de 2015, e de 29% em Goiás como um todo”, informou José Eliton.
Segundo ele, esses números são significativos e expressivos. “E essa tendência de queda verificada nessa semana já é observada desde o início desse trabalho que está sendo realizado”, acentuou o vice-governador. Para ele, esse trabalho só pode ser aperfeiçoado porquanto cada policial esteja imbuído desse espírito de colocar Goiás como referencial também nessa área. “Felizmente, temos homens e mulheres que são qualificados e que têm potencial para dar respostas aos anseios da sociedade”, destacou o vice-governador e secretário José Eliton.
Ele lembrou que há dificuldades a serem enfrentadas, desafios a serem superados, tanto de ordem corporativa quanto de ordem estrutural. “Mas estamos avançando com o alto comando de todas as forças para buscar a tempo e a modo respostas a cada uma dessas questões”, disse. José Eliton afirmou ainda: “Temos por hábito manter sempre o diálogo e, assim, haveremos de continuar na construção desse momento que me parece ser muito importante para o aparato de segurança pública do estado de Goiás”.