Filie-se
PSDB – GO
PSDB – GO

Verba do governo para estradas federais acaba em agosto

29 de março de 2016
Email Share

Estradas-Foto-Divulgacao1Com um rombo de mais de 1 bilhão de reais na verba anual dos serviços de reparo e de conservação das rodovias que cortam o Brasil, o governo federal só terá condições de pagar a manutenção das BR’s até o mês de agosto. O desfalque financeiro foi causado não só pelo aperto nas contas públicas, mas também por pagamento de dívidas acumuladas nos últimos anos. O deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC lamenta a situação e aponta a falta de planejamento do governo como causador da condição.

“Agora não tem mais nem a manutenção, né? Que já era precária. Então, isso a cada dia se comprova a má gestão, a falta de planejamento, a corrupção, o não controle desse governo que já devia ter acabado”, disse.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit, também foi obrigado a paralisar obras de pavimentação e duplicação de estradas em todo o país por causa da falta de recursos. O tucano Marco Tebaldi lista as consequências da falta do serviço.

“Vai ter deficiência na questão do transporte, vai ter a questão de peças e de caminhões que vão quebrar e que vai ter mais custo, né? Então isso é um círculo que não é o virtuoso que nós queremos. É o contrário. Então, vai desde o transportador até o cidadão comum que usa e que sai prejudicado com isso. Aí reflete onde? Reflete na economia.”
O Ministério do Planejamento prometeu recompor o orçamento do Dnit em pelo menos 2,7 bilhões de reais. Além da ameaça da falta de recursos para manutenção dos 55 mil quilômetros da malha rodoviária federal, o órgão também resolveu segurar o ritmo das execuções de obras para não chegar a 2017 com muitas dívidas.

Compartilhe!