Filie-se
PSDB – GO
PSDB – GO

Chanceler irá ao Senado explicar telegramas a embaixadas sobre suposto “golpe”

31 de março de 2016
Email Share

aloysio-nunes-foto-gerdan-wesley-300x213Brasília – Nesta quinta-feira (31), o senador e presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), anunciou que o chanceler brasileiro Mauro Vieira irá ao colegiado no próximo dia 14 de abril. O ministro será ouvido em audiência pública para explicar ao colegiado o recente episódio do envio de telegramas pelo Itamaraty a embaixadas brasileiras no exterior com alerta de suposto “golpe” em curso no País.

A CRE aprovou um requerimento de autoria do senador Ricardo Ferraço (PS​DB-ES) de convite à Vieira para que compareça à comissão. As mensagens foram enviadas no último dia 18 de março pelo chefe da Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária e Combate à Fome do Itamaraty, Milton Rondó Filho. Nos comunicados, o diplomata pede a cada posto que designe funcionário para atuar na interlocução com a população brasileira nos países e na sociedade civil local.

Para Aloysio Nunes, a ação do funcionário do Itamaraty foi “grave”. “É espantoso que um funcionário do Itamaraty se dedique a esta atividade: dizer para o mundo inteiro que nós não temos instituições que funcionam, que há um golpe de estado em marcha”, afirmou. “Uma das características do Brasil, e que nos diferencia para melhor de muitos países emergentes, é que temos aqui instituições democráticas que funcionam: Estado de Direito, Constituição respeitada”, completou.

Compartilhe!