
Fotos: André Saddi
Na aula inaugural, os 42 alunos do Ciro 2016 foram apresentados ao vice-governador e secretário José Eliton e ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves, que ao lado do comandante de Missões Especiais, Welington de Urzêda Mota, foram homenageados pelo batalhão do Giro que os presenteou com camisetas do grupo. Eliton vestiu a camiseta e agradeceu ao comandante do batalhão, major Elder Joaquim da Costa.
Boas-vindas
Após a exibição de um vídeo que apresentou etapas do curso de preparação dos integrantes do Giro, que são chamados de Cavaleiros de Aço, por atuarem com motocicletas, o vice-governador iniciou a aula inaugural destacando a importância do papel desses profissionais para a pacificação do dia a dia das pessoas, principalmente nas grandes cidades. “Faço primeiro referência aos policiais militares goianos que iniciam o curso para integrar essa força especializada na intervenção, na ronda ostensiva no combate à criminalidade”, afirmou, estendendo as boas-vindas aos seis policiais que vieram de outros estados. “Os policiais que nos visitam e buscam aqui em Goiás adquirir conhecimentos para compartilhar com seus colegas nos respectivas estados onde atuam quero que levem aos seus concidadãos o nosso respeito, nosso apreço”, disse, lembrando que a academia goiana é referência no país na formação de policiais.
Entre outros valores importantes para a atuação do grupo especial Giro, José Eliton falou da coragem que move e remove obstáculos. “Os senhores não haverão de se graduar nesse curso que é dificílimo e impõe riscos e desafios se não tiver determinação e coragem de vencer os obstáculos”, destacou. Para José Eliton, além da fé e da coragem, os policiais também têm espírito público, na acepção maior do termo, sabendo entender o papel importante das forças policiais. “Eu faço questão de, em todo momento em que eu tenho oportunidade de me pronunciar, em qualquer local, de destacar a importância e o papel do aparato da segurança pública das diversas polícias para a sociedade goiana e brasileira”, declarou.
Aos alunos do Ciro 2016, José Eliton enfatizou que o ideal não existe e que há muitas dificuldades, sejam de ordem institucional ou em relação a diversas demandas corporativas em todos os cenários. “Mas os senhores têm a disciplina, a coragem, o espírito público e o comprometimento cívico com esse país e com esse estado para realizar suas atividades da melhor maneira possível”, disse o vice-governador e secretário. Segundo ele, cada policial carrega nos ombros a responsabilidade de guardar esses valores que compõem a essência das forças policiais, que são a honra, o companheirismo, a solidariedade, o senso de responsabilidade, de obrigação para com o próximo. “São esses valores que estão na alma de todos os policiais, senão não seriam policiais”, destacou.
Compromissos
Durante a aula inaugural, José Eliton reafirmou seu compromisso em pagar todos os direitos dos policiais relativos à gratificação AC/4 sem os encargos. “Solicitei à superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças que fizesse a regularização dessa questão, seja na folha ordinária, seja na folha extra, para que nós estabeleçamos isso de forma muito tranquila em relação aos direitos dos policiais”, garantiu José Eliton.
Segundo lembrou, o estado de Goiás já tem uma polícia bem equipada do ponto de vista de armamento, de viaturas e de uma série de situações, mas agora a Secretaria irá aperfeiçoar ainda mais os aparatos de segurança. “O superintendente de Ações e Operações Integradas, Emmanuel Henrique, com o comandante-geral da PM, coronel Divino Alves, e o delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, estão estabelecendo o uso de alta tecnologia para propiciar cada vez mais capacidade das polícias de exercerem suas atividades, com armas de longo alcance e outros instrumentos que estão sendo adquiridos e serão colocados à disposição das várias forças”, informou.