Projeto de lei apresentado pelo deputado Célio Silveira (GO) garante que os dependentes de representantes legais em comum tenham prioridade para estudar na mesma instituição de ensino público, próxima à residência. O texto da proposta tem como objetivo promover a participação das famílias na vida escolar dos alunos, contribuindo para a auto-estima e aprendizado de seus filhos ou dependentes.
Para o tucano, a matrícula dos filhos de uma família na mesma escola facilita seu relacionamento com a comunidade escolar e sua participação. “Um elemento importante para garantir um bom desenvolvimento na vida escolar é a proximidade, pois uma escola longe da residência representa um cansaço natural do educando, e consequentemente um obstáculo para os pais na participação do seu dependente na vida escolar”, defende Célio Silveira.
E acrescentou: “Acredito com essa lei em vigor a família poderá participar ativamente na vida dos filhos. Ganham os alunos, ganham os pais, e ganham as famílias brasileiras”.