Proposta que será apresentada na campanha eleitoral vai ao encontro das reivindicações apresentadas pela população do bairro, que se queixa do distanciamento da atual gestão.
Em reunião na noite de quinta-feira (07) com moradores da Região Noroeste de Goiânia, no Jardim Curitiba, o pré-candidato a prefeito de Goiânia, deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB), recebeu apoio para a criação de oito subprefeituras para aproximar o cidadão da administração municipal. A proposta vai ao encontro das reivindicações apresentadas por moradores, que se queixam do distanciamento da atual gestão com os bairros da periferia.
Vecci reafirmou que uma gestão descentralizada, mais próxima do cidadão, e que leve serviços de qualidade à população goianiense é uma das bandeiras de sua pré-candidatura. “A ideia é levar os serviços que são oferecidos hoje, em um único local, para os bairros, para a população”, disse, acrescentando que enxerga a capital goiana de duas formas: uma formada por bairros, que têm problemas específicos (regularização de lotes, construção de creches, falta de limpeza e iluminação, etc); e outra composta por entraves maiores ligados ao meio ambiente, transporte e mobilidade, saúde, educação.
Moradora do Jardim Curitiba I e profissional da área de saúde de Goiânia, Cleusa Albuquerque, elogiou a proposta do pré-candidato e mostrou-se a par da burocratização causada por uma gestão centralizada. “Sei bem como é difícil a pessoa ter que se deslocar daqui para dar entrada em um pedido de medicamento do outro lado da cidade”, criticou.
A inexistência de serviços básicos resultante da distância entre a Prefeitura e as regiões da capital também foi o relato do morador Valdir Duarte. “Estamos órfãos da Prefeitura aqui. Queremos um gestor mais presente”, disparou. O morador Fernando José frisou que colocar os órgãos municipais mais perto dos bairros é fundamental para solucionar as demandas da população.
Para Vecci, é preciso priorizar também a gestão compartilhada. “Entendo que governar uma cidade como Goiânia, sozinho, é impossível. É preciso buscar parcerias, alianças com vários setores da sociedade”, avaliou. Moradores destacaram ainda, na reunião, a capacidade de planejamento e gestão de Vecci, que foi secretário da Fazenda e de Planejamento nos governos de Marconi Perillo (PSDB), e ajudou a idealizar muitos programas que se tornaram referência nas políticas de promoção social e econômica.