Brasília (DF) – Na semana em que o plenário da Câmara dos Deputados decide o futuro da presidente Dilma Rousseff, o número de deputados favoráveis ao impeachment não para de crescer. Nesta quarta-feira (13), já são contabilizados 308 votos pelo afastamento da petista e apenas 126 contra, de acordo com o Placar do Impeachment, publicado diariamente no jornal O Estado de S. Paulo.
Levando em consideração os indecisos (39) e sem resposta (40), a oposição deve alcançar sem dificuldades os 342 votos necessários para a aprovação da proposta.
Com a decisão da bancada do PP de votar a favor da continuidade do processo de impedimento da presidente, a situação de Dilma ficou ainda mais difícil. O partido, que tem 47 deputados, havia se tornado a maior legenda aliada desde que o PMDB rompeu com o Palácio do Planalto.
A notícia influenciou outras siglas que se encontravam divididas a respeito do tema. O PRB, com bancada de 22 deputados, também fechou posição a favor do afastamento. O PR, por sua vez, deve liberar a bancada de 40 deputados para votarem como quiserem.
Segundo o jornal, a sessão de votação do impeachment no plenário da Câmara está marcada para começar às 14h deste domingo (17). O presidente da Casa, Eduardo Cunha, fará a chamada nominal dos deputados, começando pelos estados do Sul. Os parlamentares do Nordeste e Norte serão os últimos a serem chamados.