Filie-se
PSDB – GO
PSDB – GO

Reflexo da crise: Intenção de consumo das famílias cai 5,5%, menor nível para abril, diz CNC

20 de abril de 2016
Email Share

consumidor_noodlepie-300x225Brasília (DF) – Com a crise econômica sem precedentes instalada no governo da presidente Dilma Rousseff, o consumo dos brasileiros desabou a níveis recordes. Em abril, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu a mínima histórica, com 73,2 pontos, numa escala de zero a 200, segundo divulgou, nesta quarta-feira (20), a Confederação Nacional do Comércio (CNC). As informações são do portal G1.

O índice, que mede o quanto as famílias pretendem consumir no mês, deve impactar ainda o comércio e a cadeia produtiva do país. De acordo com a Divisão Econômica da entidade, o volume de vendas do varejo deve ter queda de 4,5% no conceito restrito e de 8,8% no varejo ampliado, que inclui os setores de automóveis e materiais de construção.

O índice caiu 5,5% em relação ao mês anterior e 28,8% em comparação com abril do ano passado. A região Norte apresentou a maior retração na comparação mensal (-11,2%). Já a região Sul teve a avaliação menos desfavorável, com redução de 3,3%. A CNC informou que todos os componentes da pesquisa recuaram.

Segundo a reportagem, o Nível de Consumo Atual caiu 8% frente a março e recuou 38,3% na comparação anual. A maior parte das famílias, 62,6%, declarou estar com o nível de consumo menor do que no ano passado.
Além disso, os indicadores do emprego também atingiram a mínima histórica, diz a CNC. O subíndice Emprego Atual obteve recuo de 2,7% em relação a março e de 15,7% na comparação anual.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Compartilhe!