Filie-se
PSDB – GO
PSDB – GO

Polícia Militar fecha cerco e apreende número recorde de armas de fogo

25 de abril de 2016
Email Share

Arma apreendida (1)De fevereiro até agora, forças especializadas da PM já recolheram cerca de 850 armas de fogo com posse ilegal, durante operações realizadas por todo o Estado. Ação reduz criminalidade.

As abordagens realizadas pela Polícia Militar no combate à criminalidade nas últimas semanas têm cumprido com o objetivo principal de preservar a vida e a integridade física dos goianos. Segundo a PM, nos últimos 70 dias, foram apreendidas cerca de 850 armas de fogo pela corporação. As apreensões coincidem com a redução de 30% no número de homicídios mostrados pelas estatísticas durante o primeiro trimestre de 2016.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, destaca a importância das ações preventivas realizadas pelas forças de segurança do Estado: “Sabemos que um dos principais motivos de morte violenta no país se deve ao elevado número de armas ilegais que circulam indevidamente. E o trabalho ostensivo e contínuo realizado pela Polícia Militar de Goiás tem contribuído bastante para que os números sobre violência retrocedam em nosso Estado”, afirma.

Abril: em média, mais de 15 armas apreendidas por dia
Levantamento disponibilizado pela Polícia Militar demonstra que, nos primeiros 17 dias do mês de abril, a PM apreendeu 260 armas de fogo. Os números são recordes e, ao final do mês, deverão superar com folga as apreensões efetuadas em fevereiro, que resultaram em 286 armas apreendidas; e março, mês em que a PM conseguiu retirar de circulação outras 300 armas. “Com a intensificação das diversas ações policiais, entre elas a realização de bloqueios e blitzes, principalmente nos locais denominados como ‘manchas criminais’, e o apoio do setor de inteligência, a Polícia Militar tem obtido sucesso na apreensão de armas ilegais”, sublinha o titular da Pasta.

“A obstinação e dedicação desses policiais merece os nossos mais sinceros elogios e o reconhecimento por parte da população”, afirma José Eliton.

Exemplo da eficiência dessas operações fica evidente nas 24 horas transcorridas entre os dias 10 e 11 de abril, quando a PM conseguiu retirar de circulação mais 15 armas de fogo. “São ações específicas e bem articuladas realizadas em várias regiões do Estado que lograram êxito no objetivo de apreender a arma ilegal, que é uma das causas principais dos crimes ocorridos”, afirma o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves.

Nas 72 horas completadas no dia 13 de abril, a PM apreendeu 46 armas de fogo, ratificando a média diária superior a 15 apreensões a cada 24 horas. O Comando de Missões Especiais e o Comando Ambiental destacaram-se com a apreensão de dez armas de fogo pelo primeiro, e de outras sete armas pelo segundo, em operações realizadas às margens do rio dos Bois e do rio Paranaíba. Em seguida, aparece o Comando de Policiamento Rodoviário que alcançou quatro armas ilegais no período.

Interior

A Polícia Militar continua expandindo o programa Tolerância Zero para todas as regiões do Estado de Goiás. Na zona rural de Sanclerlândia, policiais da 17ª CIPM prenderam Glauber Lázaro Claro Pereira, de 39 anos, por porte ilegal de arma de fogo. Na casa do suspeito, foi encontrada também uma arma de fogo de fabricação artesanal.

Em Crixás, durante operação realizada no Setor Novo Horizonte, equipe da 22ª Companhia Independente e 16º Comando Regional da PM apreendeu porções de crack e maconha, e uma arma de fogo calibre 32. Dois homens foram detidos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo: Agnaldo Barbosa Vieira e Luiz André Ferreira da Silva.

O foragido da justiça Paulo Cezar Oliveira Fernandes, 37 anos, foi detido por policiais militares às margens do Rio Paranã, na cidade de Formosa. Com ele, foi encontrado material de pesca predatória, facão, tarrafa e munições para armas de calibre 22 e 32.

Em Rio Verde, no sudoeste do estado, policiais militares detiveram o motociclista Johnny Keller Resende Oliveira, de 21 anos, por porte ilegal de arma de fogo. Ele tentou escapar de bloqueio policial, mas acabou preso por portar revólver calibre 32.

Na tarde do dia 15, policiais do Grupo de Rádiopatrulha Aérea (GRAer) receberam denúncia de que uma mulher estaria guardando arma de fogo em sua residência no Jardim Europa, em Goiânia. Diante das informações, o serviço reservado da corporação realizou o monitoramento da moradora e acionou equipe de apoio do GRAer. Os policiais abordaram Sheliny Borges de Souza Castro, 21 anos, que portava arma de calibre 357, de uso restrito. Ela foi autuada em flagrante.

Batalhão Ambiental

Em continuidade ao trabalho ostensivo no combate ao crime ambiental, e após receber denúncia de que havia caçadores atuando na zona rural de Paraúna, equipe formada por policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Rio Verde se deslocou para o local e conseguiu chegar aos caçadores que estavam no local. Com os criminosos, os policiais encontraram uma grande quantidade de armamentos. Foram apreendidos: uma espingarda calibre 44, uma espingarda calibre 36, uma espingarda calibre 22, um revólver Taurus, calibre 38, uma pistola 380, um revólver calibre 22 e uma pistola de pressão. Foram apreendidas, ainda, centenas de munições.

Moradores da região, reunidos, fizeram questão de agradecer e elogiar a atuação da equipe envolvida na operação de prevenção e combate de crimes ambientais que aconteciam no local. O comando de Policiamento Ambiental garantiu que as operações seguem em ritmo forte com o intuito de inibir esse tipo de crime.

Compartilhe!