Presidente da Comissão de Saúde cobra investimentos da gestão municipal de Aparecida de Goiânia.
Na quinta-feira (28) o deputado estadual e presidente da Comissão da Saúde e Promoção Social, Gustavo Sebba (PSDB) realizou uma visita técnica na quinta-feira (28) no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), que é gerido desde 2013 pela Organização Social (OS), Instituto de Gestão e Humanização (IGH).
A visita técnica faz parte do cronograma do presidente da Comissão de Saúde em conhecer in loco as unidades de saúde que são geridas pelas OSs e também hospitais filantrópicos. No Huapa Gustavo Sebba foi recepcionado pelo diretor técnico Elisandro Cunha, pela diretora regional do IGH, Rita Leal e pelo coordenador médico de UTI Wandervan Antônio Azevedo. Também estiveram presentes os deputados Marlúcio Pereira (PSB) e Lincoln Tejota (PSD).
Na unidade o deputado percorreu as instalações e conferiu com pacientes no local a qualidade do atendimento e também observou as melhorias que precisam ser fomentadas. Conforme explanou o presidente da Comissão, O Huapa cumpre com sua função mesmo que não haja suporte por parte da gestão municipal de Aparecida de Goiânia. Gustavo Sebba salientou que o Executivo local deve viabilizar investimentos na área da saúde que, no entanto, é de responsabilidade apenas do governo estadual.
De acordo com o deputado o Huapa tem atendido uma demanda grande de Aparecida de Goiânia e até também de municípios próximos. “A OS que atua aqui tem ultrapassado o que tem contratado devido a ausência do município de investimento na saúde terciária”, ponderou.
O presidente da Comissão ainda ressaltou que o Huapa é “a única unidade de pronto atendimento terciário público de Aparecida de Goiânia que é custeado pelo Estado, pelo SUS e pelo Governo Federal”. E ainda acrescentou que não há investimento do município na saúde pública, seja proveniente de convênios ou implantação de unidades de saúde.
A diretora regional do IGH, Rita Leal, considera que desde 2013 a unidade de saúde que estava comprometida em sua função social agora conquistou a sua referência nos atendimentos de urgência e emergência. Segundo ela houve investimentos em manutenção predial, pequenas reformas de adequação, trabalhos voltados para a garantia da qualidade, recepção e várias outras mudanças para garantir condições adequadas de trabalho para os profissionais e de atendimento para a população.
Dados
Em média o Huapa realiza cerca de 4 mil atendimentos emergenciais e ambulatoriais e aproximadamente 9.450 atendimentos multidisciplinares que incluem atos de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição. A unidade realiza em torno de 500 cirurgias mensais e mais de 12 mil exames laboratoriais. A unidade também conta com 101 leitos sendo 62 de internação, 5 de reanimação, 24 de observação e 10 de UTIs.