iPré-candidato propõe cobrar rigorosamente cumprimento do contrato de concessão do setor por parte das empresas operadoras do serviço.
Considerado um dos problemas mais graves que afeta diariamente os usuários, o transporte coletivo tem recebido atenção especial do pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, deputado federal Giuseppe Vecci. Para ele, a baixa qualidade do serviço prestado está ligada à falta de gestão da Prefeitura, que não fiscaliza e não faz cumprir as obrigações das empresas, como previsto no contrato de concessão.
“A Prefeitura de Goiânia não exercita a gestão e a fiscalização do contrato firmado com as concessionárias. O contrato de concessão com o Executivo municipal diz que os terminais devem estar em bom estado, assim como os pontos de ônibus, realidade bem diferente da qual presenciamos hoje”, critica Vecci. O contrato de concessão do serviço de transporte coletivo foi firmado entre as empresas e a Prefeitura em 2008, após procedimento licitatório que definiu as vencedoras do certame. Nesse contrato, foi estabelecida uma série de responsabilidades às concessionárias, entre as quais a prestação adequada do serviço de transporte de passageiros, como regularidade, continuidade, segurança, modicidade das tarifas, e outras.
“É preciso ter coragem para exercitar a fiscalização e regulação da Prefeitura. Não tem cabimento fazer concessão para a iniciativa privada e depois deixa-la fazer o que bem entender”, frisa, lembrando que a administração municipal precisa fazer seu papel regulador para que seja oferecido à população um serviço de qualidade.
Uma das propostas para o setor, entre várias que Vecci tem discutido com sua equipe e população – em reuniões realizadas nos bairros da capital -, é a retomada da administração dos terminais pela Prefeitura, que serão reformados, ampliados e mais seguros. “Hoje você vai nos terminais e é um empurra-empurra, não tem o mínimo de organização e limpeza. Nesse caso, a Prefeitura tem que retomar a administração dos terminais”, propõe.
O pré-candidato idealiza para a capital a implantação de um serviço de transporte público, que difere do transporte coletivo. Vecci explica que no transporte público, as funções de planejamento, controle e fiscalização são de exclusiva responsabilidade do Executivo municipal, que deve atuar em defesa dos interesses da população que utiliza o serviço. “É preciso que o transporte deixe de ser coletivo e passe a ser um problema de transporte público. É uma diferença grande, porque significa que a administração municipal tem que acompanhar e cobrar eficiência na qualidade do serviço prestado”, esclarece.
“Um já falou que ia resolver o problema do transporte em seis meses”, lembra
Para Vecci, o enfrentamento desses problemas exige também um planejamento de curto, médio e longo prazo. “Tenho feito uma pré-campanha com os pés no chão, sem demagogia, sem populismo. Um já falou que ia resolver o problema do transporte coletivo em seis meses”, critica.
Outras propostas que Vecci vai discutir com a população incluem a redefinição do sistema e do desenho das linhas de ônibus de acordo com as novas necessidades da cidade e a opinião dos passageiros. Para aumentar a velocidade média dos ônibus e diminuir o tempo de viagem dos passageiros, o pré-candidato também sugere a priorização semafórica com os corredores e faixas.