Filie-se
PSDB – GO
PSDB – GO

Cultura precisa ser tratada também como ferramenta para o desenvolvimento econômico, defende Vecci

16 de maio de 2016
Email Share

vecci cultura

Pré-candidato se reuniu com expoentes da literatura, música e arte de Goiás para ouvir demandas da área

Em reunião com expoentes da literatura, música e arte de Goiás, o pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, deputado federal Giuseppe Vecci, defendeu que a cultura precisa ser vista também como forte ferramenta para o desenvolvimento econômico e sustentável do município. “Temos que incentivar a cultura dentro de uma visão econômica, que possa gerar trabalho, emprego, renda, além da inclusão social”, destacou. O encontro, promovido nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), reuniu mais três entidades ligadas ao setor: Academia Goiana de Letras (AGL), União Brasileira de Escritores (UBE-GO) e Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás.

Autor do projeto de lei que estimula a concessão de empréstimos com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento para atividades ligadas à economia criativa, e defensor da criação de novas fontes de investimento para a cultura, Vecci explicou que, diante da escassez de recursos, é preciso inovar na gestão. Ele lembrou de sua atuação na Comissão de Cultura na Câmara dos Deputados, onde apresentou projetos e promoveu audiências públicas no intuito de discutir alternativas de investimento para a área, que sempre teve orçamento pequeno em relação a outros setores considerados mais prioritários. “É preciso ser criativo para alavancar recursos para a cultura, sem ser excludente o orçamento”, afirmou defendendo ainda parcerias com a iniciativa privada.

 

Representantes da área entregaram um documento com as reivindicações da cultura para o pré-candidato, com o objetivo de que ele possa incluir no seu plano de governo que será apresentado na campanha eleitoral. Entre as demandas apresentadas estão o fortalecimento de áreas culturais que carecem, atualmente, de atenção da Prefeitura de Goiânia. “Nossa capital é nova, mas está perdendo a sua memória rapidamente”, alertou a professora e integrante da Academia Goiana de Letras, Lena Castello Branco. O escritor, poeta, contista, cronista e historiador José Mendonça Teles também participou do encontro.

O presidente do IHGG, Geraldo Coelho Vaz, também apresentou uma série de deficiências que o setor enfrenta. Para ele, as propostas entregues pelas entidades enriquecerão ainda mais o trabalho do pré-candidato. “Como ex-secretário de Estado e deputado federal, Vecci tem conhecimento dos problemas de Goiânia. É também filho dessa cidade e promete ser uma grande liderança que trará o desenvolvimento para Goiânia”, salientou Geraldo.

 

Burocracia e omissão da Prefeitura

Ao ouvir reclamações quanto à burocracia e à forma de gestão da atual Prefeitura, Vecci reforçou a sua proposta de criação de oito subprefeituras na capital. “Não tem cabimento essa omissão por parte da Prefeitura. É preciso mudar a forma de gestão, substituir o amadorismo e a improvisação por uma administração planejada e presente na vida da população”. A proposta das oito subprefeituras também tem como finalidade contemplar a área, levando para os bairros atividades de lazer, esporte e cultura.

Compartilhe!