Filie-se
PSDB – GO
PSDB – GO

14ª Semana Nacional de Museus é aberta em Goiânia

17 de maio de 2016
Email Share

semana museu

Foi aberta nesta segunda-feira, 16/5, no Centro Cultual Oscar Niemeyer, a 14ª Semana Nacional de Museus, evento que traz uma ampla programação, com mais de 50 atividades nos quatro museus de Goiânia e dois do interior do Estado. A solenidade teve início às 10 horas, e foi presidida pelo superintende executivo de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), Nasr Chaul.

Uma mesa redonda com o tema Paisagens culturais: O museu, a cidade e o homem, coordenada pelo Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), deu início aos trabalhos, com palestras e discussões sobre a importância dos museus como espaços culturais e educativos. Na pauta, sugestões de implantação e fortalecimento de parcerias com escolas e universidades, e também a promoção de intercâmbios, mídias culturais, articulação, mediação e ações que integrem a sociedade a esses espaços, entre outras propostas.

 

Os debates foram conduzidos pela superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Seduce, Tânia Mendonça, Gilmar Camilo, curador do Museu de Arte Contemporânea, Pablo Lisboa, professor do curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), e pelos artistas plásticos Fernando Costa Filho e Selma Parreira.

A 14ª Semana de Museus é uma inciativa que visa propiciar aos museus fortalecerem laços e atuações com suas paisagens culturais. A iniciativa é promovida pela Seduce e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), celebrando o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, os seis museus estaduais oferecem ao público atividades especiais, como mesa redonda, visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais (confira programação).

 

O superintendente Nasr Chaul qualificou a Semana Nacional dos Museus como uma mensagem ao público da importância desses espaços, visto pela intensa programão que oferece, com visita de crianças, instalações artísticas pelo Centro Cultural Oscar Niemeyer, exposições e outras atrações. “Paisagens culturais: O museu, a cidade e o homem busca todo esse envolvimento, ou seja, criar uma integração que possa despertar e solidificar para muitos a ideia da importância de ser ter o museu, da preservação da memória, da sedimentação da história das tradições, e o que tudo isso significa hoje: a modernidade”, destacou Chaul.

O superintendente falou da integração do evento ao projeto do Circuito Cultural Praça Cívica Dr. Pedro Ludovico Teixeira, iniciativa já autorizada pelo governo, que consiste em transformar a praça num pólo cultural. “Com a implantação do circuito as pessoas vão poder fazer um tur pela praça essencialmente cultural, vão ser retiradas a parte democrática do local, devolvendo para a sociedade um bônus cultural. A 14ª Semana de Museus permite que você forme crianças para terem o apreço que uma sociedade qualitativa deve ter para com suas tradições e memória”, finalizou Chaul.

 

A superintendente de Patrimônio,Tânia Mendonça, também falou do tema desta edição da Semana de Nacional de Museus que envolve paisagens culturais, o museu, a cidade e o homem. A tese foi proposta pelo Ibram, que em conjunto com museus de todo o Brasil está realizando uma série de modelações em comemoração ao Dia Internacional de Museus. No caso de paisagens, a ideia é inserir e reforçar os museus como espaço paisagístico, arquitetônico e urbano. “Esse é o momento de levantarmos um questionamento sobre essa questão. Até que ponto estamos trabalhando para envolver essa paisagem cultural com as nossas ações. E essa é a proposta, que a gente possa fazer ações compartilhadas com a sociedade para que o museu seja um espaço mais vivo, atraente e democrático”, completou Tânia.

Durante toda a semana, o público poderá conferir gratuitamente as atividades programadas para os museus da capital, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), Pedro Ludovico Teixeira e Zoroastro Artiaga (na Praça Cívica), e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que funciona no Centro Cultural Oscar Niemeyer. No interior, estão abertos ao público o Museu Ferroviário de Pires do Rio, naquele município, e o Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás.

Compartilhe!