
FOTO: ANDRÉ SADDI
O governador em exercício, José Eliton, esteve em Brasília, onde manteve agenda proativa. Em seu primeiro compromisso, ele reuniu-se com a secretária de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal, Márcia de Alencar Araújo. O encontro ocorreu no escritório de representação do Governo de Goiás na Capital Federal.
Na ocasião, eles discutiram parcerias, a exemplo do Projeto “Viva Brasília do Entorno”, que visa ações conjuntas entre as pastas das duas unidades federativas com foco no enfrentamento à criminalidade em cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). Acompanharam José Eliton o secretário interino da SSPAP-GO, Coronel Edson Araújo; e o subsecretário da SSP-DF, Coronel Márcio.
Segundo José Eliton, é imprescindível a permanência de ações integradas que atendam às demandas por segurança nos municípios. “O Entorno do DF também está, assim como outras regiões goianas, no foco de concentração de esforços da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) quanto ao enfrentamento da criminalidade”, relatou.
De acordo com a titular da SSP-DF, a proximidade faz com que surjam problemas similares ou comuns entre os municípios do Estado de Goiás e o Distrito Federal. “Por isso a necessidade de trabalharmos juntos para garantir ações efetivas de combate às ações criminosas”, enfatizou Márcia de Alencar Araújo.
Ações coordenadas
José Eliton ainda comentou: “Em Goiás, implementamos ações coordenadas entre as polícias Civil e Militar, além de investimentos em inteligência. Com isso, em alguns casos, conseguimos antecipar as ações dos integrantes do chamado Novo Cangaço”. Ele ressaltou que grande parte dos crimes praticados na atualidade tem ligação direta com o consumo e comércio de entorpecentes.
Ao falar da atuação das diversas forças policiais do Estado, o governador em exercício afirmou também que, além das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, o enfrentamento à criminalidade conta também, em Goiás, com parceria da Polícia Federal.
No início da tarde o secretário interino de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Coronel Edson Costa; o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Divino Alves; delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio; superintendente Executivo de Administração Penitenciária, Coronel Victor Dragalzew; e o diretor de Planejamento da Polícia Civil, Eraldo José Augusto mantiveram reunião com dirigentes das forças policiais do DF. O objetivo é estreitar o diálogo e traçar metas de ações.