Líder do PSDB pedirá afastamento de Lupi à Comissão de Ética
Brasília – O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), irá protocolar no início desta semana representação na Comissão de Ética Pública da Presidência da República pedindo o afastamento do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
O pedido terá por base reportagem da revista Veja deste final de semana que mostra que o ministro usou avião alugado pelo presidente de duas ONGs, Adair Meira, que, depois, foi contemplado com contratos do Ministério do Trabalho.
A carona do ministro contraria o Código de Conduta da Alta Administração Federal. O código proíbe que as autoridades recebam transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares que possam gerar dúvidas sobre sua probidade.
“Em seu depoimento na Câmara, o ministro Lupi afirmou que não conhecia o presidente das ONGs e negou que tenha viajado de carona. Acabou desmentido. E as denúncias de irregularidades na sua pasta ainda não terminaram. A cada dia aparecem novos capítulos. Não há a mínima condição para sua permanência no cargo”, disse.
Nogueira também afirmou que irá aditar representação protocolada no último dia 8 na Procuradoria Geral da República incluindo as informações trazidas pela revista e solicitando apuração. A representação pede abertura de inquérito policial.
CPI – O Líder do PSDB também defendeu a necessidade de retomar as discussões sobre a necessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias de irregularidades.
“O que se observa é que há um esquema muito semelhante de desvio de recursos em vários ministérios. Isso precisa ser apurado. Enquanto houver ralos no governo, o cidadão é prejudicado. Os recursos desviados estão fazendo falta na Saúde, na Educação. Se a presidente Dilma estiver realmente interessada em fazer uma faxina, ela apoiará uma investigação profunda. A CPI não é contra o governo, mas a favor da sociedade”, disse.
Fonte: Liderança do PSDB na Câmara