O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, afirmou, nesta sexta-feira (19/09), que a pesquisa Datafolha confirma a chegada da Onda da Razão. Para ele, os eleitores estão mais atentos às propostas dos candidatos nas três últimas semanas de campanha, o que o levará para o segundo turno da disputa presidencial.
“A pesquisa aponta na direção daquilo que já estamos percebendo em todo o Brasil. A nossa candidatura cresce em praticamente todas as regiões e já temos, a partir das avaliações internas que fazemos, sinais maiores do que as pesquisas demonstram”, disse Aécio.
Aécio destacou que sua candidatura é a única em condições de derrotar a candidata do PT, Dilma Rousseff, e conduzir um governo que fortaleça a economia e melhore os índices sociais dos brasileiros.
“Chegarei ao segundo turno porque a minha candidatura, e a própria pesquisa divulgada sinaliza nessa direção, é aquela que vencerá o PT no segundo turno. A minha candidatura é a que permitirá o fim desse ciclo perverso de governo do PT que fracassou na condução da economia, fracassou na melhoria dos nossos indicadores sociais e pode colocar no lugar um governo que funcione”, afirmou.
Pesquisa
Aécio subiu dois pontos percentuais, chegando a 17%, diminuindo a diferença para as demais candidatas no primeiro turno. Na análise da segunda rodada de votação, Aécio avançou e chegou a 39%, enquanto Dilma manteve-se estacionada.
O Datafolha reforça o quadro apresentado pelo Ibope na terça-feira (16/09), em que Aécio foi o único presidenciável que subiu em todos os cenários. O Datafolha ouviu 5.340 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais.
Dilma e Marina rejeitadas
De acordo com o levantamento divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (19/9), Aécio tem a menor rejeição entre os principais presidenciáveis. A atual presidente lidera a rejeição, seguida da candidata Marina Silva.