O Brasil continua sem expectativa para se reequilibrar economicamente, a inflação continua em vários setores, e isso vêm afetando diretamente as famílias brasileiras.
Os preços altos em produtos de bem de consumo , o desemprego e trabalhadores que estão na ativa que recebem menos do que consomem ,estão recorrendo a caderneta de poupança, para assim, cumprir com suas dispensas básicas.
O primeiro semestre foi o maior em saque da caderneta de poupança , tendo seu pior desempenho dos últimos 21 anos, foi registrado mais saques do que depósitos, o rombo na poupança chegou á 42,6 bilhões, segundo os especialistas esse processo é momentâneo devido a atual situação do país em que a inflação está superior ao rendimento da poupança.