
06/04/2016- O uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil. É o que aponta o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 divulgado hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet em 2014 (54,9%). Em 2013, esse percentual era 48%. Mais de 60% dessas casas estavam na área urbana. Foto: Bruno de los Santos/Fotos Públicas
Pesquisa, realizada pelo Ibope revela que 56% dos brasileiros aptos a votar afirmam que as mídias sociais vão ter um elevado grau de influência na escolha do candidato à Presidência da República na próxima eleição. Para 36%, as redes sociais terão muita influência nas eleições de 2018. Deverá ser a influência mais expressiva acima, inclusive, da mídia tradicional, da família e dos amigos.
Os movimentos sociais, partidos, políticos e igrejas, assim como artistas e celebridades também ficaram atrás das redes sociais, segundo a pesquisa inédita.
Segundo Achens e Bartel, o eleitor não vota em ideias, mas em identidades. Elege quem ele imagina que representa o seu lado contra o outro – sejam quais forem os lados. É aquela piada irlandesa. “Você é católico ou protestante? Ateu. Mas você é ateu católico ou ateu protestante?”. Ou seja: de que lado está?
Quanto mais tempo ele passar online, mais a internet influenciará o eleitor. O celular bateu a TV também na urna.
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