Filie-se
PSDB – MA
PSDB – MA

Eleições 2018: Voto sob influência das redes sociais

12 de junho de 2017
Email Share

 

06/04/2016- O uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil. É o que aponta o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 divulgado hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet em 2014 (54,9%). Em 2013, esse percentual era 48%. Mais de 60% dessas casas estavam na área urbana. Foto: Bruno de los Santos/Fotos Públicas

Pesquisa, realizada pelo Ibope revela que 56% dos brasileiros aptos a votar afirmam que as mídias sociais vão ter um elevado grau de influência na escolha do candidato à Presidência da República na próxima eleição. Para 36%, as redes sociais terão muita influência nas eleições de 2018. Deverá ser a influência mais expressiva acima, inclusive, da mídia tradicional, da família e dos amigos.

Os movimentos sociais, partidos, políticos e igrejas, assim como artistas e celebridades também ficaram atrás das redes sociais, segundo a pesquisa inédita.

Segundo Achens e Bartel, o eleitor não vota em ideias, mas em identidades. Elege quem ele imagina que representa o seu lado contra o outro – sejam quais forem os lados. É aquela piada irlandesa. “Você é católico ou protestante? Ateu. Mas você é ateu católico ou ateu protestante?”. Ou seja: de que lado está?

Quanto mais tempo ele passar online, mais a internet influenciará o eleitor. O celular bateu a TV também na urna.

*Clique aqui para ler a reportagem completa no Estado de S. Paulo.

Compartilhe!

Ad