O Brasil continua apresentando indicadores ruins, o Produto Interno Bruto( PIB) vem encolhendo consecutivamente,segundo informações do Banco Central divulgado nesta quinta –feira(16).
O levantamento mostra que o chamado Índice de Atividade Econômica ( IBC-Br), que é uma “prévia” do Produto Interno Bruto( PIB), diz que, em 2016 o encolhimento foi de 4,34%, esses números foram comparados de forma sazonal e com isso em 2016 o recuo foi de 4,55%.
Esse recuo é consequência da baixa nos investimentos, crescimento do desemprego, a baixa na procura e uma crescente na oferta ,fazendo a sim uma paralisação econômica e consequentemente a falta de expectativa de investidores e população. Se esses dados se confirmarem esse será o maior recuo desde 1990, que foi de 4,35%.
Essa “prévia” do PIB é pior do que se esperava, a meta para 2016 era de 3,5% comparado ao ano anterior, ainda segundo o Banco Central a economia terminou em 2016 em queda Esses dados mostram que a dificuldade em retomada, tornando difícil um equilíbrio econômico para 2017. Ainda falta muito para uma economia equilibrada, 2017 será o ano de busca pela retomada do crescimento, ressaltou a coordenadora do PSDB Mulher Maranhão, Pryscilla Moraes.