O Instituto Teotônio Vilela e o Partido da Social Democracia Brasileira no Maranhão promoveram, nesta sexta-feira (19), cursos de formação em minirreforma eleitoral e marketing político e eleitoral. Os responsáveis pelas palestras foram os renomados Carlos Lula (advogado especialista em Direito Eleitoral) e Hugo Veiga (professor da UFMA e MBA em Marketing pela FGV). O evento ocorreu no auditório Deputado Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
Diante de centenas de pessoas, Lula explanou sobre elementos que compõem a lei 13.165/2015 da Minirreforma Eleitoral, redução do tempo de campanha, fim do financiamento empresarial de campanhas, restrições das campanhas eleitorais e fixação de gastos de campanha. Um momento de tira dúvidas marcou o final da abordagem.
Já Hugo Veiga ilustrou de forma dinâmica aos presentes os temas voltados para media training – Unificação de discurso; posicionamento perante público e imprensa; avaliação da estratégia adversária; promessas x plano de Governo; uso das redes sociais em uma campanha e técnicas para conhecer o eleitor.
Os cursos de formação do ITV-MA cumprirão uma agenda mensal, compostos por projetos que percorrerão os interiores maranhenses, sempre buscando o fortalecimento da doutrina social-democrata no Brasil, além de garantir apoio a todos os pré-candidatos às eleições majoritárias e proporcionais deste ano pelo PSDB, no estado.
Atualmente, a sigla no Maranhão conta 131 pré-candidatos às prefeituras; dentre eles, 21 prefeitos concorrem às reeleições.
Prestigiaram o evento o presidente estadual da Juventude do PSDB (JPSDB-MA), Samuel Jorge; a presidente do PSDB Mulher na cidade de Imperatriz, Francisca Feitosa; o tesoureiro da executiva estadual do PSDB, Júnior Viana; o presidente municipal do PSDB de São Luís, Pinto Itamaraty; os vereadores Dr. Gutemberg e José Joaquim; o prefeito da cidade de Imperatriz, Sebastião Madeira; o deputado federal, secretário geral da executiva estadual do PSDB no Maranhão, deputado estadual licenciado e secretário de Estado, Neto Evangelista; o deputado federal, João Castelo e o presidente estadual do PSDB, Carlos Brandão, também vice-governador do Maranhão.