Filie-se
PSDB – MA
PSDB – MA

Governo vai facilitar saque do seguro-desemprego

9 de janeiro de 2017
Email Share

carteiradetrabalhoO Ministério do Trabalho está implementando um sistema que irá simplificar a vida do trabalhador que pretende ter acesso ao seguro desemprego. Buscando evitar as longas filas e a burocracia para a concessão do benefício, o novo modelo vai encaminhar automaticamente o seguro aos demitidos sem justa causa. Desta forma, o trabalhador não precisará mais procurar os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para dar entrada no pedido.

Segundo reportagem de O Globo, o novo sistema está sendo desenvolvido com a ajuda da Caixa Econômica Federal, pagadora do seguro-desemprego. A previsão para o início da implementação é no início de 2018 e deverá funcionar primeiro em alguns estados para depois ser ampliado para todo o país.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, informou que o trabalhador deverá ser informado via SMS ou carta sobre o valor da parcela do seguro-desemprego e a data em que ele deverá comparecer a uma agencia da Caixa para receber o benefício. De acordo com o ministro, a medida faz parte do conjunto de ações do governo para reduzir a burocracia e melhorar a qualidade do gasto público.

Ações contra fraudes também estão em desenvolvimento pela pasta. Uma plataforma, já em operação, identifica indícios de ilegalidades referente ao seguro-desemprego antes do desembolso do benefício. Nos primeiros 15 dias de funcionamento, o sistema já identificou 41,5 mil pedidos suspeitos, o que representa um prejuízo de R$ 142 milhões. Os pedidos suspeitos foram bloqueados até a apuração dos fatos.

De acordo com o ministério, as fraudes acontecem devido a controles internos frágeis e pela falta de uma tecnologia moderna. As principais irregularidades encontradas foram trabalhadores com mesmo número de telefone e mesmo endereço. Com a vigência da nova tecnologia, o ministro acredita que o governo economizará cerca de R$ 1,3 bilhão por ano.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no jornal O Globo.

Compartilhe!

Ad